Sabor de fazenda

Um oásis na cidade desde 1993

Na Vila Maria, zona norte de São Paulo, entre fábricas, transportadoras, casas e muito concreto, existe um oásis: Sabor de Fazenda Ervas e Temperos, onde predominam os aromas das ervas e o delicioso frescor da natureza. O Viveiro produz 170 espécies de mudas 100% orgânicas de ervas, temperos, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Também oferta uma série de atividades, como cursos para crianças (Projeto Dedinho Verde) e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.

O cultivo tem início com o berçário de sementes e os canteiros matriz, de onde saem as mudas que, colocadas em potinhos, estão prontas para serem comercializadas. Cada espaço do terreno de 1.500 metros quadrados é ocupado pelas ervas e pelos temperos, além da compostagem orgânica dos resíduos gerados na empresa e a minhocultura, voltada à produção de terra preparada e a adubos naturais.

A Sabor de Fazenda oferece ainda ideias originais para presentes e uma linha completa de acessórios para jardinagem, livros, substrato, adubos orgânicos variados e muito mais!

 

Anterior
Próximo

Coordenado por Silvia Jeha, Sabrina Jeha, Ronaldo Lima e uma equipe de notáveis jardinistas, o Viveiro é um espaço de inspiração, conexão e reconexão com a natureza, a agricultura urbana e a cultura do cultivo e uso de ervas e temperos. A criatividade, o uso de produtos recicláveis e a sustentabilidade, também são parte do espaço, aberto para pessoas de todos os perfis e idades.

Venha conhecer de perto e tomar um delicioso e reconfortante chá preparado com as ervas da Sabor de Fazenda.

Ao formar-se em nutrição, em 1988, Silvia Jeha já saía dos padrões ditos convencionais: queria salvar o mundo da fome, pensar em alimentação e em um meio ambiente mais equilibrados e frutíferos e, então, ofertar verdadeiras opções de saúde.

Na época, o contato com a terra e a produção de alimentos já faziam parte da essência da nutricionista. No interior de São Paulo, Silvia construiu, com sua mãe, uma incrível horta de ervas aromáticas, em forma de mandala. Também aproveitava os frutos das árvores para a produção de deliciosas geleias com baixo teor de açúcar. O desejo de levar um pouco do campo para a cidade se fortalecia e brotava a ideia de montar um viveiro. Foi a inspiração para a criação do Viveiro Sabor de Fazenda.

Silvia trabalhava com nutrição em empresas tradicionais, porém seu olhar, em pleno início dos anos 1990, era para a medicina preventiva – quando o conceito começava ainda a repercutir no Brasil. Na empresa Prevenir, com a ajuda do experiente hortelão Gersio Priosti, Silvia montou um viveirinho para presentear seus pacientes com floreiras aromáticas. A ideia era incentivar a descoberta de sabores e o cuidado com a saúde por meio da alimentação, substituindo o sal e variando ingredientes nas receitas.

Foi com esse movimento que a criação do Viveiro tomou corpo. Depois de uma publicação na revista Veja, em 1992, Silvia passou a trabalhar exclusivamente com as dezenas de encomendas de suas ervas e floreiras. Era o início da concretização de um sonho e, dois anos depois, a nutricionista conseguiu permissão para uso de um terreno da família, na Vila Maria. Assim, se estabelecia o Viveiro.

Nesse momento, Sabrina, irmã caçula de Silvia, cursava Geografia e se uniu à sociedade. Com um espírito universitário, Sabrina buscou informações científicas sobre o uso das ervas, compostagem, agroecologia e sustentabilidade, trilhando passos fundamentais para o crescimento do Viveiro.

Em constante desenvolvimento, surgiu então a proposta de transformar a Sabor de Fazenda em um espaço de conhecimento e preservação da cultura de plantas medicinais. O desejo foi concretizado com a ajuda, o trabalho, a organização e o empenho do jovem Ronaldo Lima. Surgia, assim, em 1995, o Viveiro Escola Sabor de Fazenda.

Já verdejante, o Viveiro espalhava amor pela natureza, o que culminou na oferta de cursos e atividades relacionados a jardinagem, hortas e cultivos de ervas, entre outros. Um destaque é o projeto Dedinho Verde, em que escolas levam alunos para uma visita guiada e recheada de descobertas e envolvimento com práticas de jardinagem infantil e educação ambiental. A iniciativa permite estreitar a distância entre a cidade e a terra, estimulando a reciclagem de lixo, a compostagem, o carinho e o respeito pelos seres vivos.

Em 1998, em coerência com o propósito de oferecer saúde e graças ao empenho e à dedicação de Sabrina, houve a primeira certificação orgânica pela AAOCERT. Hoje, o Viveiro é certificado pela ECOCERT e produz mais de 170 espécies de ervas, temperos, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Esse laço familiar, tão cheio de afeto, está presente em cada detalhe, cada trato e canto da Sabor de Fazenda. As irmãs Jeha, juntas, inspiram muitas pessoas que recorrem ao Viveiro para aprender a montar sua própria horta ou mesmo tomar um delicioso chazinho de ervas, passeando em meio a canteiros perfumados.

Isso é o Viveiro Sabor de Fazenda. Um lugar que cultiva a vida. Um sopro verde de esperança para o (con)viver. 

Um oásis na cidade!!!

Endereço: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 Vila Maria

Funcionamento: Segunda, das 13h às 17h, e de terça a sábado, das 8h às 17h.

Telefones: (11) 2631-4915

E-mail: sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Conheça também nossas redes sociais: