Receita de chá para o Inverno

Receita de chá para o Inverno

O friozinho chegou para ficar aqui no Hemisfério Sul e com ele temos dias mais nublados, curtos e menores temperaturas. Com isto, o corpo apresenta um metabolismo mais lento, mas ao menos tempo precisa de mais energia para manter-se aquecido, o que faz com que as comidas mais calóricas sejam as mais preferidas nesta época. Isto tudo acarreta em uma digestão mais lenta, por isso é a hora de priorizar bebidas digestivas. Com esse objetivo, compartilhamos com vocês, queridos clientes e seguidores, uma receita de “chá” digestiva, mas aquecedora ao mesmo tempo.

 

Ingredientes:

3 ramos de mais ou menos 15 cm de manjericão-canela  fresco;

4 ramos de mais ou menos 10 tomilho fresco;

2 ramos de mais ou menos 15 cm de melissa/erva-cidreira fresca;

500ml de água

 

Modo de preparo: aqueça a água até um ponto antes de começar a ferver, desligue o fogo e coloque as ervas levemente picadas, pode ser com as mãos mesmo. Este é um truque para que elas liberem maiores quantidades e mais rapidamente seus princípios ativos. Tampe o recipiente, aguarde 10 minutos, coe e beba quentinho.

 

Não tem manjericão-canela? Substitua por 2 canelas em pau, porém precisará ferver ela na água, desligar o fogo e depois colocar as ervas.

Nesta receita, a dupla tomilho e o manjericão-canela tem o poder de aquecer o corpo, já a dupla melissa e manjericão-canela são altamente digestivas. O tomilho também é ótimo para aumentar a imunidade e combater microrganismos maléficos ao corpo.

*Lembramos que o termo ‘chá’ dentro do universo dos chás é utilizado apenas para designar bebidas a base de Camellia sinensis, ou seja, a receita acima não é exatamente um chá de forma restrita, mas um chá pelo viés popular 😉

Quer se aprofundar nos chás verdadeiros, infusões, tisanas e blends? Venha participar da turma de Chás e Infusões – Tea Blending comigo, Gabi Pastro, herbalista da Sabor de Fazenda. Mais informações aqui.

 

Está sem sucesso no cultivo de tomilho? Então confira as dicas da herborista Silvia Jeha.

 

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta