Gabi Pastro
Pessoal, sempre falamos aqui da importância de controlarmos a rega, de não exagerarmos na umidade da horta e tudo mais. Também já dissemos que o excesso de água é um dos fatores que mais mata as plantas na horta/jardim. Porém, o que queremos falar hoje é da falta de água, na verdade, da rega inconstante.
Tanto a falta de rega como a rega inconstante, uns dias com água ou outros sem, é prejudicial à horta. O caso extremo seria a planta morrer, porém o mais comum é o desenvolvimento lento e deficiente. É muito fácil identificar quando uma planta ficou sem o suprimento necessário por um longo tempo, ela fica com menos folhas e essas ficam menores, pouco desenvolvidas.
Aqui no viveiro temos duas mudas de berinjela, plantadas no mesmo tipo de substrato (composto orgânico), uma está há uns 2 meses com rega inconstante e a outra está sempre levemente úmida. Vejam a nítida diferença:
Para as aromáticas e hortaliças folhosas, este problema resulta em menos folhas para uso culinário e para as hortaliças de fruto, isto acarreta também em plantas sem produção de flores e frutos comestíveis, pois planta subdesenvolvida não florescer e nem frutifica. Sabe o que é pior? Esta condição é difícil de reverter, somente com muito cuidado, rega constante, boa poda e adubação que tiramos a planta dessa situação.
E aí, como está sua horta?