O que é ruibarbo?

O que é ruibarbo?

O ruibarbo (Rheum rhabarbarum) é uma planta ainda pouco conhecida e consumida no Brasil, porém entre os séculos XVIII e XIX se tornou popular nas confeitarias inglesas, muito por conta da popularização do açúcar. De lá para cá, é uma planta bem comum no preparo de tortas, compotas, geleias e caldas doces.

Essa herbácea tem folhas tóxicas, ricas em ácido oxálico e outras toxicinas, por isso não devem ser consumidas. Porém, seus talos (pecíolos) rosados e azedinhos podem ser ingeridos com segurança quando cozidos ou assados. Podemos até mesmo fazer uma infusão com eles (talos apenas), promovendo a melhora da imunidade e saúde do cérebro e prevenido câncer e doenças cardiovasculares.

A melhor época para seu cultivo (e para colhê-lo) é a partir do final do inverno. Porém se comporta como uma planta perene, tendo um tempo de vida acima de 2 anos. É indicado que no primeiro ano de vida deixe-o crescer e no segundo comece a fazer a colheita. Pode ser cultivado em vasos grandes (acima de 30 cm de diâmetro de boca e de altura) ou em canteiros. Gosta de terra bem nutrida, rica em matéria orgânica e com alta poder de drenagem.

Aproveite que estamos um um lote sazonal dessa incrível espécie por aqui. Mais informações sobre disponibilidade, retirada e valores pelo nosso chat (canto inferior direito aqui do site).

 

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta