Saiba aproveitar integralmente as podas das ervas

Saiba aproveitar integralmente as podas das ervas
Por Gabi Pastro, herbalista

Podar regularmente as ervas aromáticas é essencial para seu bom desenvolvimento e deve acontecer com maior frequência que plantas de maiores portes. Já falamos isso anteriormente em diversos artigos, coloque ‘poda’ na busca ao lado e descubra.

Hoje o foco é diferente, é o que fazer com os restos das podas que muitas vezes acabam sendo volumosos e que muitos não conseguem usar por completo tudo que foi colhido. Vamos valorizar o que plantamos com tanto carinho e o que a natureza nos deu!

Seguem algumas sugestões:

– Faça um delicioso sal aromatizado, basta bater as folhas e talos moles das ervas juntamente com sal no liquidificador. Se desejar mais cremoso, adicione azeite. Durabilidade: 3 meses em vidro e na geladeira.

– Seque com o auxílio de saquinhos de papel, fazendo aquele típico varal de ervas, porém protegidos do sol e luminosidade artificial. Quando estiverem crocantes, cerca de 2 semanas depois, debulhe as folhas, guarde em vidros e use como tempero ou chá. Durabilidade: 6 meses em vidro e local seco e fresco.

– Prepare vinagres aromatizados. Basta picar as folhas ou flores em um vidro, preencher com vinagre de maçã ou de arroz (o suficiente para cobrir as ervas), aguardar 20 dias e coar. Durabilidade: 3 meses se guardado em vidro e local seco e protegido da luz.

– Prepare um delicioso banho ou escalda-pés para revigorar! Estes preparados nada mais são do que os típicos chás. Aqueça a água até um ponto antes da fervura, desligue, coloque no balde com as ervas e voilà.

– Junte maços grossos, mas não tão longos, de ervas frescas, amarre com linha de algodão e deixe secando da mesma forma citada acima. Quando estiver seco, queime como um incenso super aromático e energético. Durabilidade: após seco, queime em até 6 meses.

– Coloque o excesso de poda na composteira ou minhocário, as ervas voltarão para a horta na forma de adubo. Ciclo completo.

E ai, o que você faz em casa para não desperdiçar alimentos? Conte para nós!

*Confira aqui diversos cursos que temos no viveiro e que ensinam a utilizar integralmente as ervas.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 4 comentários

  1. Adorei a dica…vou compartilhar!!!

  2. Boa tarde.

    Gostaria de saber como eu posso divulgar a minha produção de Ora-pro-nobis. Sou produtora desta hortaliça, mas ainda não comercializo.

    Teríam interesse em divulga-la?

    AAT: Claudete

    ________________________________

    1. Olá, Claudete. Tudo bom? Ficamos felizes com o seu contato. Infelizmente não sei como te indicar isso, pois somos produtores também e vendemos aqui localmente. Abraços.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho