Tem cochonilha na minha comida!

Tem cochonilha na minha comida!
Por Gabriela Pastro

Queridos hortelões, vocês sabiam que as cochonilhas estão presentes no nosso dia-a-dia mais do que pensamos? Elas estão muito muito presentes na nossa alimentação!!!! O quê!!!??? Siiiimmm, as cochonilhas são utilizadas como corantes na indústria há muito tempo.

A cochonilha é uma praga que ataca os brotos jovens de algumas espécies, como melissa, cidreira-de-árvore e alecrim. Elas são facilmente erradicadas com o uso de óleo de nim nas folhas e torta de nim no solo.

A espécie utilizada nos produtos industrializados é a Dactylopius coccus, pois ela produz uma coloração avermelhada, originária do ácido carmínico. Este pigmento também está presente nas cigarrinhas e cigarras e é considerado um composto de proteção da cochonilha, servindo para afastar predadores.

Dactylopius coccus (Imagem: Wikipedia)
Dactylopius coccus (Imagem: Wikipedia)

Além da alimentação, este corante também é utilizado na cosmética e na indústria de têxtil, ou seja, bilhões de cochonilhas são mortas anualmente com esta finalidade. Vocês acreditam nisto!? 

Nos rótulos o nome que aparece para se referir a este corante é ‘corante natural carmim’, qual pode aparecer sob o código E120 ou C.I. 75470. Aqui no viveiro achamos um pacote de bala com este corante.

Jpeg
Corante de cochonilha

Procure em casa e veja a quantidade de produtos com esta adorável habitante da horta!

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho