Tipos de hortelãs: Mentha para todos os gostos…

Tipos de hortelãs: Mentha para todos os gostos…
Hortelã variegata (Mentha suaveolens 'Variegata')

No Hemisfério Sul, estamos entrando em períodos mais frescos, dias mais curtos e de menos calor. E sabe quem gosta desses dias? As hortelãs! Elas ficam ainda mais lindas nesse momento do ano, aproveite para dar uma atenção especial a ela no cultivo caseiro.

 

Por aqui, temos diversas espécies e tipos, para todos os gostos e espaços. Confira:

Hortelã-comum (Mentha spp.): a mais comum hortelã encontrada nas hortas caseiras brasileiras. É erva perene e rasteira, atingindo de 30-40 cm de altura. Folhas levemente arredondadas, aromáticas e brilhantes.

 

Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina): aroma é similar as demais mentas, principalmente à hortelã-pimenta, porém é de porte e formato são bem diferentes. Apresenta porte similar ao do poejo, atingindo no máximo 20 cm de altura. Suas folhas são bem menores e mais finas assemelhando-se as do alecrim, por isso seu nome popular alecrim-do-rio. Flores brancas surgem surgem na Primavera/Verão e são de coloração branca. Erva tipicamente portuguesa.

 

Hortelã-pimenta (Mentha piperita): herbácea perene, atingindo entre 30-100 cm de altura. Folhas pontiagudas e muito aromáticas. É uma espécie híbrida obtida do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.

 

Hortelã-portuguesa (Mentha suaveolens): erva perene, ereta e com 30-40 cm de altura. Seu aroma não é tão intenso, como o da hortelã-pimenta, porém é levemente adocicado e bem característico. Suas folhas podem ser maiores que as folhas da hortelã-comum e possuem textura aveludada.

 

Hortelã variegata (Mentha suaveolens ‘Variegata’): possui folhas verdes mesclados com branco e um aroma que lembra o abacaxi. Atinge em torno de 40 cm de altura.

 

Levante (Mentha spicata): herbácea rizomatosa (caules subterrâneos) que emite haste de coloração verde ou arroxeada; folhas de aroma característico. Flores pequenas e violáceas dispostas em inflorescências.

 

Menta (Mentha spp.): muito confundida com a hortelã-pimenta, porém possui folhas maiores, mais aveludadas e claras e menos aromáticas. Herbácea perene, vivaz, de altura entre 30-100 cm. Provavelmente, uma espécie híbrida.

 

Poejo (Mentha pulegium): erva perene, de porte graminóide, com folhas arredondadas e bem aromáticas, atingindo cerca de 10 cm de altura. Pequenas flores de coloração violeta.

 

 

 

Viram quantas espécies e tipos!? Isso sem contabilizar as plantas que chamamos de hortelã, mas não são do gênero Mentha, como a hortelã-branca (Plectranthus spp.).

Quer aprender a como cultivar as hortelãs corretamente? Assista a participação da herborista Silvia Jeha para o Programa Plantando Saúde…

 

 

Aproveite e encomende as suas variedades de hortelã conosco, nós enviamos pelos correios.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008 (WhatsApp)
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta