Urtiga e seus poderes

Urtiga e seus poderes

Geralmente, chamamos de urtiga as plantas medicinais do gênero Urtica e a mais conhecida é a Urtica dioica. Porém, popularmente, também é chamada de urtiga-brava e urtiguinha. Seus nomes refletem suas propriedades urticantes, pois quando em contato com a pele promovem um processo alérgico similar ao ataque de formigas, devido a presença de ácido fórmico em seus tricomas. Por isso, é uma daquelas plantas que acabam sendo mal entendidas.

A Urtica dioica, apesar disso, é uma planta amplamente medicinal, muito reconhecida dentro da medicina caseira, apresentando propriedades antirreumática, antisséptica, bactericida, adstringente, diurético-depurativa, estimulante do sistema circulatório, entre outras. Geralmente, o consumo é feito na forma de infusão quente, a qual elimina por completo sua urticância. Além disso, é considerada uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), pois suas folhas podem ser consumidas na alimentação desde que refogadas ou fervidas, combina com sopas, cremes, recheio de torta ou quiche e com leguminosas, como feijão e lentilha.

Ter em casa plantada é muito simples, prefere solos férteis e ricos em matéria orgânica, tolerando condições de luz difusa, porém isto limita sua propagação e crescimento. Reproduz-se por sementes ou estaquia. É de ciclo de vida perene e de porte ereto, herbáceo e ramificado, de 30-70 cm de altura. Flores pequenas de coloração branca ou amarelada. Apresenta grande variação morfológica. Lembrando que para fazer a manutenção da planta é necessário utilizar luvas e deixar a planta longe de crianças e pets.

Aproveite e tenha essa incrível erva medicinal em casa, temos um lote bem especial dela.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 93489-1008
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta