Vamos falar de adubação correta?

Vamos falar de adubação correta?

A adubação é umas das questões mais desafiadores para aqueles que ainda não têm tanta afinidade com a jardinagem. Idealmente colocamos adubos em plantas (de qualquer tipo) que estejam em vasos a cada, no máximo, 2 meses, e nas plantadas em canteiros de 4 em 4 meses. Muito mais frequente do que talvez você esteja fazendo aí em casa, certo!?

Cada adubo é rico em um ou outro macronutriente importante para a planta. Ou seja, existem adubos diferentes para objetivos diferentes, como promover formação de folhas, flores ou frutos. E isso é de suma importância para quando estamos cultivando alimentos, por exemplo, se você cultiva beterraba para comer suas raízes não tem sentido você apenas adubar com adubos ótimos para formação de folhas.

Aqui no viveiro temos três tipos de adubos (orgânicos) que chamamos de coringas e que ter essa trindade em casa já irá sanar a necessidade da maioria das plantas:

Torta de nim: tudo que lerem escrito torta dentro da jardinagem significa que a matéria prima é o bagaço de um fruto. Neste caso, torta de nim é o pó do bagaço do fruto da árvore do nim. Ela é rica em nitrogênio, ótimo para formação de folhas. Ou seja, ideal para as hortaliças folhosas, como alface, rúcula, espinafre, além das ervas aromáticas.

Bokashi: este já é rico em fósforo, um macronutriente, além de nitrogênio. O fósforo é importante para o processo de germinação e maturação de raízes, frutos e flores. Portanto, quando queremos que a planta frutifique ou floresça temos que dar mais atenção a ele. A deficiência deste nutriente no solo acarreta em uma planta com raízes pouco desenvolvidas, sem floração e frutificação.

Adubo líquido foliar: são ótimos para quem quer praticidade e uma resposta rápida da planta, sendo ideal para floração, principalmente para as frutíferas.

Claro que existem muitos outros tipos ótimos também, como torta de algodão, farinha de osso, húmus de minhoca, composto orgânico e os estercos. Apenas atente-se para utilizar adubos que sejam permitidos pela agricultura orgânica e que não façam mal para você, nem para suas plantas.

Se você ainda não tem seu adubo, corra e encomende o seu pelo (11) 98426-6564. Suas plantas agradecem!

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Fechar Menu
×

Carrinho