Você confunde erva-doce e funcho?

Você confunde erva-doce e funcho?
Folhas de Pimpinella anisum
Gabi Pastro, herbalista

O termo erva-doce pode gerar muita confusão, pois chamamos, no mínimo, duas espécies por este nome: Pimpinella anisum e Foeniculum vulgare. Isto porque ambas possuem sabor anisado, característico do princípio ativo anetol. Esta substância é percebida pelo nosso paladar como um sabor doce, sendo 13 vezes mais adoçante que a própria sacarose.

A espécie Pimpinella anisum é aquela que usamos as sementes para fazer o típico bolo de fubá com erva-doce e aquelas que compramos como chá. Suas folhas lembram as do coentro, fazem parte da mesma família (Apiaceae), e possuem sabor de anis. Por isto, em inglês é chamada de anise (não confundir com o anis-estrelado – Illicium verum). As folhas também podem ser consumidas.

Já a espécie Foeniculum vulgare nós rotineiramente chamados de erva-doce-de-cabeça ou funcho. Nomeamos de erva-doce o bulbo da planta e funcho as folhas. Ambas as parte também possuem o sabor anisado e podem ser consumidas em chá, saladas e como tempero. Suas sementes também são usadas como especiaria, porém possuem um sabor bem diferente, não tão anisado, quanto à espécie acima.

Já o anis-estrelado é este aqui, qual também possui alto percentual de anetol, e é muito usado como especiaria:

 

Aprenda mais sobre especiarias na culinária? Venha participar de nossos cursos presenciais e on-line. Confira a agenda aqui.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Este post tem 4 comentários

  1. Celinha

    Vcs tem sementes ou mudas de aniz estrelado e pimpinella?

    Enviado do meu iPhone

    >

  2. Pedro José Ferreira Machado e Silva

    Boa noite!
    Moro no Rio de Janeiro. Você conhece algum estabelecimento que venda erva-doce(bulbo)?

Deixe uma resposta