Você conhece a alfavaquinha?

Você conhece a alfavaquinha?

Gabi Pastro, herbalista

Você conhece a alfavaquinha (Ocimum campechianum ou O. micranthum)? Ela é um tipo de manjericão/alfavaca. É nativa da América Subtropical e Tropical e é facilmente cultivada e encontrada em feiras da região Norte do país.

 

Botânica

O formato de suas folhas é similar ao do manjericão comum (Ocimum basilicum), porém são maiores. Seu porte é pequeno, por isso é chamada de alfavaquinha, atingindo no máximo 80 cm de altura.

 

Cultivo

É considerada uma planta rústica, chegando a ser subespontânea em algumas regiões. Cresce em calçadas e terrenos baldios em alguns locais.

Os cientistas descobriram que seus óleos essenciais são ótimos para controlar o crescimento de matos espontâneos. Por isso, podemos usar quinzenalmente a infusão (em temperatura ambiente) como água da rega para fazer esse controle. Legal, né!?

 

Usos

Suas folhas, frescas ou secas, são usadas como tempero, mais comumente para peixes, e como chá, por conta de suas propriedades antifúngicas e bactericida.

 

Aproveite que temos um lote novinho de mudas dessa incrível espécie a venda aqui no viveiro. Mais informações (11) 2631-4915.

 

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Deixe uma resposta