Esta aí uma planta amplamente medicinal e culinária que pouquíssimas pessoas conhecem, a zedoária (Curcuma zedoaria). Como pode-se perceber pelo seu nome científico, a planta é do mesmo gênero que a cúrcuma (Curcuma longa), assim como é da mesma família botânica que o gengibre (Zingiber officinalis), Galangal (Alpinia galanga) e cardamomo (Elettaria cardamomum).
É nativa da Ásia, principalmente Bangladesh, Assam e Leste do Himalaia e por conta disso, prefere um solo mais rico em matéria orgânica e levemente úmido. Vai bem em área de meia sombra e sol pleno. Seu rizoma tem o mesmo formato que a cúrcuma, porém é branco, por isso também é chamado de cúrcuma branca. As folhas também são similares a da cúrcuma, porém apresentam uma ranhura central roxa, sendo esse sua principal característica e identificação e diferenciação.
Confusão Botânica
Pode ser confundida com as espécies Curcuma caesia e Curcuma aeruginosa, as quais possuem folhagem e floração bem parecidas com ela. Porém seus rizomas brancos quando frescos tornam-se azulados ao serem cortados e entrarem em contato com o ar, já o rizoma da Curcuma zedoaria continua branco.
Propriedades
Seus rizomas são muito utilizados nas medicinas tradicionais asiáticas, principalmente a chinesa (Medicina Tradicional Chinesa – MTC). Possuem propriedades digestiva, antifúngica, anti-inflamatória, analgésica, carminativa, colagoga, entre outras.
Culinária
Seus usos são similares ao do gengibre e cúrcuma, trazendo um aroma pungente, levemente picante e refrescante aos preparados. Sabor entre o alecrim e a cânfora. Pode-se usar fresco ou seco na culinária ou no preparo de bebidas, como infusões.
Aproveite que temos mudas sazonais dela por aqui. Mais informações de valores e disponibilidades converse conosco pelo chat no canto direito inferior do site.
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br