Quem tem cachorros (ou gatos) e uma moita de capim-limão (Cymbopogon citratus) já deve ter visto os pets devorando suas folhas. Mas existe uma forte razão para eles gostarem tanto do capim, é que ele provoca uma limpeza digestiva e possui efeito calmante. Por se lamberem, cachorros e gatos acabam ingerindo muitos pelos e isto causa indigestão, ao comerem a erva ela provoca vômito e este traz consigo os pelos ao longo da via digestiva. Por isto, reserve sempre uma moitinha de capim-limão para os peludos, eles vão amar!
Como cultivá-lo?
Cultive em solos frescos, sem umidade exagerada, argilosos, ou próximos de cursos de água. Ele necessita de iluminação plena. O plantio poderá ser feito ao longo de todo o ano, por divisão de touceiras. Cresce espontaneamente, mas não suporta regiões frias.
Segue uma dica para quem quer afastar peludos da horta: coloque cascas de limão no entorno de vasos e canteiros, o cheiro cítrico afasta os peludos. Se desejar, pode fazer um preparado caseiro de frutas cítricas e borrifar em volta do local que deseja proteger. Já existem no mercado sprays prontos, sendo que eles são muito usados como ferramenta de adestramento. Cuidado na dose, não espalhe muito o cheiro cítrico, senão o pet se sentirá desconfortável na casa toda.
Voltando ao capim-limão, a querida Neide Rigo escreveu recentemente uma linda matéria para o Paladar sobre está incrível, versátil e, às vezes, esquecida erva. É uma leitura obrigatória para os apaixonados por hortas, acesse a matéria completa aqui.
Até o próximo post, pessoal!
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
Aqui em casa tenho plantado especialmente pra eles! Se sobram algumas folhas, ganho um delicioso chá! Adorei saber o porquê da preferência dos peludos. Obrigada!
Tatiana, que bom saber que você já deixa os peludos se alimentarem do capim-limão. É um grande agrado para eles.
gostei muito
Me tirem uma dúvida, o capim-limão pode “cortar” a garganta dos bichanos ao ser ingerido?
Olá, Marcus. Tudo bom? Não chegam a cortar, eles causam uma certa irritação que fará os bichanos regurgitarem e assim limparem todo trato intestinal. Atenciosamente, Gabriela.
E quanto à citronela? Há algum problema?
Olá, Rogério. Tudo bom? Não tem problema não. Abraços, Gabi
Muito boa a matéria, principalmente as fotos p saber diferenciar os diferentes tipos de cidreiras. Só esqueceram de dizer q em Belém do Pará, Capim Limão é Capim Marinho.
Guilhermina, boa tarde. Ficamos felizes de saber que gostou. É mesmo, não colocamos, os nomes acabam mesmo variando de local para local, o importante é sabermos o nome científico. Abraços.
Posso dar para os caniNos o capim de erva cidreira cozido??
Não sabemos te dizer, Patrícia.
Posso dar para os caniNos o capim de erva cidreira cozido??
Não sabemos te dizer, Patrícia.