A calda bordalesa é uma mistura desenvolvida no século passado na região de Bourdeaux, França, para o combate de míldio nas videiras. O míldio é um fungo que entra dentro do sistema foliar da planta, diferentemente do oídio, e estas ficam com aparência amarronzadas e transparentes. É uma doença comum às frutíferas de uma forma geral, mas também pode estar presente em diversas plantas da horta, como berinjela, abobrinha, beterraba, quiabo, entre outros.
Essa calda é uma mistura de cal virgem e sulfato de cobre, a qual é permitida pela agricultura orgânica desde que sejam respeitadas as diluições. Em excesso, o cobre pode contaminar o solo.
Além de combater míldio, é ótima para evitar e combater bactérias e ácaros também. Outra vantagem é que, por ser rica em enxofre auxilia no processo de frutificação, aumentando a síntese proteica.
Como usar?
- Para combate e prevenção: pulverização das folhas, tanto embaixo quanto em cima delas.
- Para adubação: pulverização ou rega controlada das folhas.
No nosso viveiro temos a venda a calda bordalesa pronta, em pó, bastando apenas diluir bem em água para aplicar. O rendimento dela é excelente, 30g geram 10L. Para mais informações sobre esse produto entre em contato com nosso comercial pelo chat no canto inferior direito aqui do site ou escreva para (11) 93489-1008.
Quer aprender muito mais sobre horta orgânica de temperos e especiaria? Fique de olho nas inscrições do curso on-line Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias aqui.