Essa é uma pergunta que recebemos demais por aqui, por qual razão depois de um tempo o pé de tomate fica feio e frágil?
Uma das causas é o enfraquecimento por conta da presença dos ramos ladrões. Estes são ramos que crescem (se desenvolvem) na bifurcação do caule com a folha e acabam sugando toda energia da planta. Confira abaixo a área exata de crescimento.
Para acabar com este problema é simples, basta destacarmos com as mãos os ramos ou cortamos com uma tesoura. Tire apenas o ramo ladrão, não corte a folha ou o galho central. Se já tiverem desenvolvidos, poderão servir como uma nova muda, basta enraizá-los na água ou direto na terra ou poderá usa-los como um inseticida natural para pulgões e lagartas. Na Natureza nada se perde!
Inseticida de folhas e ramos de tomate: pique a quantidade que tiver disponível, mexa seu volume em um copo ou outro recipiente e coloque o mesmo volume de água em temperatura ambiente. Deixe o material vegetal macerando por 12 horas na água. Coe e pulverize nas folhas atacadas, ideal usar em até 24 horas. Você poderá aplicar a cada 1 semana por até 4 semanas consecutivas.
Além do problema do ramo ladrão, temos duas outras questões importantes. A primeira é a adubação, precisamos adubar o pé de tomate antes dele florescer e também depois dele dar frutos, este último muito de nós esquecemos e isso faz com que o pé enfraqueça demais. Sempre após uma frutificação devemos adubar a planta. E o outro é que tomateiros são muito suscetíveis à fungos, por isso evite regar as folhas e mantenha-o em local bem ensolarado (luminosidade direta). Caso aparecem fungos demais aplique algum fungicida natural.
Quer aprender mais sobre cultivo orgânico de ervas, hortaliças, flores e brotos? Venha participar de nossos cursos presenciais e on-line. Confira a agenda aqui.