Que as ervas aromáticas são capazes de mudar completamente o sabor de um prato a maioria de nós já sabe disso, mas sabia que elas são capazes também de mudar as cores de algo? Esse é o caso do vinagre aromatizado de flores de cebolinha-francesa.
A cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum), diferentemente da cebolinha comum (Allium fistulosum), produz flores lilases e com um sabor de alho mais suave que a cebolinha comum, tornando-as ótimas para produção de vinagres aromatizados com sabor de tempero e uma cor rosa incrível. Para isso, é necessário utilizar o vinagre de arroz, pois é translúcido e irá pigmentar conforme a mistura for macerando. Se utilizar um de maçã, por exemplo, sua coloração mais turva não irá pigmentar.
O ideal é utilizar pelo menos 5 conjuntos florais (pompons) de cebolinha-francesa para cada 300ml de vinagre de arroz. Basta debulhar as flores do pompom e colocar em uma garrafa que contenha o vinagre. Chacoalhe por cerca de 1 minuto, tampe e deixe em local protegido da luz. A cada 2 dias, chacoalhe um pouco o vidro, isso irá acelerar o processo de coloração e saborização do líquido. Depois de 15 a 20 dias macerando, ele está pronto para começar a ser consumido. Porém, é essencial que coe, descartando as flores. Não deixe-as dentro do vidro, pois irão apodrecer e estragar o vinagre muito rapidamente.
Vinagre, aromatizado ou não, deve ser sempre armazenado na geladeira (após pronto). Esse nosso aqui terá duração de até 3 meses em geladeira. Use-o para criar molhos de saladas, conservas e até mesmo drinques.
Para aprender mais sobre vinagres, azeites e manteigas aromatizadas participe da próxima turma de Ervas Aromáticas: do Cultivo ao Uso Culinário que acontecerá no dia 14 de maio de 2022 (9h30 às 13h30) com Silvia e Sabrina Jeha. Mais informações aqui.