Por Gabi Pastro
Chegou a primavera e aquela vontade de ver mais flores começa a brotar. Somos um país típico de vegetação folhosa, nossas plantas produzem muito mais folhas do que flores. Ao andarmos nas ruas arborizadas ou nas matas, nossa mais frequente visão é o verde, muito mais do que outras cores. Isto acontece devido a nossa posição geográfica e disponibilidade solar ao longo do ano, aqui nós não temos um clima tão propício para estas flores ornamentais que conhecemos tão bem, já regiões mais abaixo e mais acima latitudinalmente são mais favoráveis. Podemos compensar um pouco desta desvantagem com a maior altitude, ou seja, regiões mais altas, como Campos do Jordão, conseguem desenvolver mais flores.
Por outro lado, um pouco desta falta de flores nas ruas e jardins se deve a nossa pouca tradição em cultivar estas plantas. Por isto, procure e pesquise espécies que floresçam por aqui e também que possam ser consumidas. Vamos aliar a beleza com a função alimentar. O consumo de flores tem se tornado cada dia mais comum. Elas adicionam sabor, cores e nutrientes novos aos pratos. São ricas em flavonoídes, importantes antioxidantes.
Aprenda mais sobre cultivo e uso culinário das flores comestíveis durante o curso Flores Comestíveis: do cultivo ao uso culinário que irei ministrar no viveiro Sabor de Fazenda dia 22/outubro (sábado). Será turma única no ano, aproveite.
CURSO FLORES COMESTÍVEIS: DO CULTIVO AO USO CULINÁRIO
Informações:
Data: 22/outubro/2016 (sábado)
Horário: 9h00 – 13h00
Investimento: R$ 218,00
Local: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, SÃO PAULO
Inscrições: (11) 2631-4915 (Karina)
Conteúdo:
- Propriedades nutricionais e toxicidade
- Identificação de espécies de flores comestíveis
- Dicas de cultivos: rega e adubação para produção de flores
- Colheita e secagem
- Uso culinário de mais de 12 espécies
Demonstração: higienização de flores, métodos de cristalização. Preparo de manteiga aromatizada, sal e patê de flores.