Gabriela Pastro
A erva-jabuti ou peperômia (Peperomia pellucida) é um mato espontâneo que cresce em áreas abertas, úmidas e semi-sombreadas. E nesta época do ano, ela está crescendo com total, ou seja, é fácil encontrá-la em nossos canteiros e jardins. Podemos considerá-la a erva “daninha” mais malquista pelos agricultores, crescendo intensamente em diversas plantações das regiões Amazônicas e da Mata Atlântica. Por sua característica de fácil dispersão, ela é uma das ervas mais estudadas na atualidade, existem inúmeros trabalhos científicos sugerindo métodos de como eliminá-la das áreas de plantação.
Porém, queremos mostrar outro lado dela! Um lado muito mais bonito e saboroso. Esta belezura, de folhas em formato de coração, é deliciosa para consumirmos cruas ou refogadas. Quando crua, seu sabor é muito mais intenso. Acreditamos que dentre os matos espontâneos, ela é a mais saborosa. Colha e use para preparar massas de panqueca, recheio de pizza, bolinhos de arroz, risotos, saladas, chás e muito mais.
Ela é também uma boa indicadora de solo, pois se está grandinha e sem flores, significa que o solo está bem adubado, já a presença de mudinhas pequenas e com pendões florais indica que o solo pode estar muito compactado e pouco fértil.
Portanto, vamos deixá-la crescer livremente em nossos jardins 😉
Quer aprender a reconhecer diversos matos espontâneos comestíveis e como utilizá-los na culinária? Venha fazer o curso Jardinagem Gastronômica – Especial PANC que acontecerá no dia 17/02 das 9h00 – 13h30 (quarta-feira) aqui no viveiro. Maiores informações e inscrições (11) 2631-4915.
A erva jabuti cresceu lindamente me um vaso, mas a minha tem gosto de sabonete, perfume, algo assim. É normal?
Tatiana, tudo bom? O gosto dela é suave, porém pode não ser a mesma planta. Abraços, Gabi
<3