O chapéu-de-couro (Aquarius grandiflorus), uma planta bem conhecida como ornamental, mas que também tem usos e propriedades medicinais. É uma herbácea nativa da Flórida e desde a Bolívia até o Sul do Brasil e Norte da Argentina, ou seja, uma planta com fortes características subtropicais.
Também pode ser conhecida como aguapé, chá-do-brejo, chá-mineiro, chá-de-campanha, erva-do-brejo, congonha-do-brejo, erva-do-pântano, cucharero, cucharón (espanhol).
É considerada uma planta aquática, aqui em nosso viveiro a cultivamos na Aquaponia (foto abaixo), porém desenvolve-se bem em substrato de terra, desde que esse seja rico em umidade e humoso. Requer adubação frequente, intensa e rica em nitrogênio, principalmente. Prefere ambientes de iluminação intensa ou média (luz direta ou meia-sombra), sendo que a faixa de temperatura de 24 a 28°C é a melhor para seu desenvolvimento.
Pode atingir até 50 cm de altura quando plantada em substrato e passar disso se cultivada em ambiente aquoso, ou seja, se suas raízes e rizomas estiverem submersos em água. Suas folhas são simples, coriáceas (rígidas), ovadas, grandes, eretas e com nítidas nervuras. Suas flores são brancas e hermafroditas.
Popularmente, a infusão de suas folhas é utilizada para tratamentos renais e hepáticos, possuindo ação sedativa. Além disso, é usada para tratamentos de pele, como clareamento de manchas. De uma maneira geral, tem propriedades analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, anti-helmínticas e anti-hipertensivas.
Aproveite para plantar essa incrível planta em sua casa, temos um estoque bem especial dela no momento.
Escrito por Gabi Pastro
Herbalista do Viveiro Sabor de Fazenda