Por Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias
Estamos com uma nova espécie de manjericão aqui no viveiro (amamos eles, temos mais de 13 tipos diferentes!), o manjericão cânfora ou manjericão canforado (Ocimum kilimandscharicum). Ele é nativo do Quênia, Tanzânia, Uganda, Sudão e Etiópia.
Seu porte é um pouco menor que o do comum, chegando no máximo de 1,20 m de altura. Suas folhas são mais arredondadas e claras e exalam um intenso aroma de cânfora.
Devido ao sabor muito pungente e canforado, ele não tem uso culinário, porém é ótimo parceiro da horta, afastando moscas e outras pragas. Quando secos são colocados em sachês, auxiliando no combate as traças, ou seja, bora colocá-lo nos livros e gavetas do armário! Outra opção é fazer um spray aromático para pulverizar no armário. Veja a receita:
Ingredientes:
250 ml de álcool de cereais
200 ml de água
2 xícaras de folhas frescas de manjericão cânfora
Modo de preparo: esterilize um vidro de 500 ml, coloque o manjericão no fundo, cubra com o álcool e a água e tampe. Mexa bem o vidro e repouse-o em um local escuro por 30 dias. Mexa-o todos os dias. Após esse período, coe e coloque em um recipiente de spray. Cuidado ao utilizar, pois ele terá uma coloração escura e poderá manchar se aplicado diretamente na roupa ou livro.
Medicinalmente, é utilizado para tratar dores estomacais e febres.