Por Gabi Pastro
Você provavelmente já ouviu falar do manjericão italiano, o típico manjericão usado no preparo do pesto, mas você sabia que existe a variedade roxa? O manjericão italiano roxo (Ocimum basilicum var. purpurascens).
Ele, assim como o italiano verde, possui sabor mais suave e menos canforado do que o comum (Ocimum basilicum). Apresenta porte de arbusto pequeno, atingindo entre 30 a 60 cm de altura. Seu caule é o mais maleável de todas as variedades, por isto, querer ser constantemente podado, para que assim possa ficar mais ramificado e rígido.
Além do truque de sempre podá-lo, outro proporciona o sucesso no cultivo: plante-o em conjuntos, pois assim eles podem se sustentar conforme vão crescendo.
Esta variedade desenvolve-se bem em solos drenados, rico em matéria orgânica e sol pleno. Não suporta um inverno rigoroso e ventos fortes. Propaga-se por sementes ou estacas.
É possível saber quando está sendo cultivado em ambiente com luminosidade reduzida, pois suas folhas perdem a tonalidade roxa e ganham um mesclado esverdeado, além de perderem as bordas serrilhadas. Isto ocorre naturalmente nas folhas mais basais da planta, porém se acontecer nas mais novas (apicais) é que realmente está falando sol necessário.
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Quando, em que período, deve ser podado?
Liliani, bom dia. Tudo bom? A poda é frequente e ela pode acontecer no mesmo momento da colheita. Ou seja, se você usar frequentemente já estará podando o necessário. Abraços