Por Gabi Pastro, herbalista
O sabugueiro (Sambucus spp.) é uma árvore perene, a qual atinge em torno de 4 metros de altura. Deve ser cultivado sob sol pleno e em canteiro profundos. Existem várias espécies, Sambucus nigra é nativa da Europa central e meridional, já a S. peruviana é dos Andes e a S. australis é nativa do sul da América do Sul. Todas são muito parecidas, recebem os mesmos nomes populares e apresentam propriedades e usos similares.
Na medicina natural, principalmente na América do Norte, diversas partes da planta são utilizadas para tratamento de bronquite e laringite, assim como coadjuvante no tratamento de estados gripais. Possui propriedades antifebris e analgésicas. As folhas são consideradas inseticidas e ocasionalmente empregadas no preparo de inseticida caseiro.
Suas flores são comestíveis e formam-se entre a primavera e o verão e possuem sabor de mel. Consuma cozidas, pois apresentam glicosídeo cianogênico, um componente tóxico se desintegra com o calor ou secagem. Use-as para preparar bebidas fermentadas, como kombucha e champanhe, além de xaropes, chás e bolos. Essas flores se tornaram famosas depois do casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, pois o bolo da cerimônia levava licor de flores de sabugueiro.
Aqui no viveiro temos duas espécies a venda a Sambucus nigra e S. australis. Venha nos visitar e confira de perto!