Gabi Pastro, herbalista
Você conhece a alfavaquinha (Ocimum campechianum ou O. micranthum)? Ela é um tipo de manjericão/alfavaca. É nativa da América Subtropical e Tropical e é facilmente cultivada e encontrada em feiras da região Norte do país.
Botânica
O formato de suas folhas é similar ao do manjericão comum (Ocimum basilicum), porém são maiores. Seu porte é pequeno, por isso é chamada de alfavaquinha, atingindo no máximo 80 cm de altura.
Cultivo
É considerada uma planta rústica, chegando a ser subespontânea em algumas regiões. Cresce em calçadas e terrenos baldios em alguns locais.
Os cientistas descobriram que seus óleos essenciais são ótimos para controlar o crescimento de matos espontâneos. Por isso, podemos usar quinzenalmente a infusão (em temperatura ambiente) como água da rega para fazer esse controle. Legal, né!?
Usos
Suas folhas, frescas ou secas, são usadas como tempero, mais comumente para peixes, e como chá, por conta de suas propriedades antifúngicas e bactericida.
Aproveite que temos um lote novinho de mudas dessa incrível espécie a venda aqui no viveiro. Mais informações (11) 2631-4915.