Por Gabi Pastro
O verão está chegando e as águas aromatizadas são nossas eternas aliadas. São ótimas para refrescar, melhorar digestão e dar um sabor especial a um final de tarde ensolarado.
A forma de preparo não podia ser mais simples, basta você colher alguns ramos (10-15 de 20 cm de comprimento para 1,5 L) de ervas, como hortelã, manjericão e melissa, lavar e colocar em água gelada por no mínimo 30-40 minutos. Se você não respeitar esse tempo, a água não apresentará sabor acentuado. Não há necessidade de socar a erva, somente o processo de maceração já é suficiente. Aproveite para colocar, além das ervas, flores, especiarias e frutos, como rodelas de limão, laranja e carambola.
Veja alguns benefícios:
- Melissa (Melissa officinalis): é refrescante, digestiva e antioxidante, devido à presença, principalmente, de citral.
- Mentas (Mentha sp.): possuem a capacidade de resfriar o corpo, devido à presença de mentol.
- Manjericões (Ocimum basilicum): carminativos, ou seja, possuem a capacidade de reduzir a formação de gases intestinais, quais podem surgir após uma refeição mais pesada. Fuja do comum, use variedades diferentes, como manjericão anis, sagrado e tailandês.
- Erva-luisa (Aloysia citriodora): calmante e digestiva, com leve sabor limonado. Não há quem não se encante com ela!
- Alecrim (Rosmarinus officinalis): erva ativadora do sistema circulatória, ideal para tirar a letargia dos dias de intenso calor. Também é indicada para tratar dores de cabeça.
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br