Gabi Pastro
Pessoal, já falamos anteriormente sobre a importância do controle ecológico, como devemos prestar primeiro atenção no que está acontecendo na horta e depois tomar uma atitude específica. Plantas saudáveis, em pleno ápice da vida, dificilmente apresentarão infestações por pragas e doenças. Neste caso, o solo é tudo (como diria Ana Primavesi!), uma terra orgânica, saudável e equilibrada dificilmente terá plantas com infestações profundas. Por isto, primeiro cuide do solo (rega, adubação e drenagem) e depois tome uma atitude para controlar os bichos e doenças maléficas. Vejam como um solo saudável deve ser:
Para que o solo do canteiro esteja sempre saudável siga estas dicas:
- Use cobertura vegetal morta para proteger o solo do impacto da água e do sol
- Se a terra for muito argilosa, adicione terra preta e areia e revolva pelo menos uns 15 cm de profundidade
- Use húmus de minhoca e composto orgânico, eles ajudarão na nutrição das plantas e melhorarão o condicionamento do solo
- Diversifique o plantio, plante espécies de famílias diferentes em um mesmo local. Também faça a rotação de culturas ao longo do tempo
- Afofe a terra a cada 30 dias
Seguindo estas dicas, com o tempo, sua terra terá uma boa drenagem e nutrição e atrairá diversos animais benéficos, como minhoca, tatu-de-jardim, centopeia e piolho-de-cobra.
Se você tem uma horta em vasos, a terra dele também deverá apresentar micro e macroanimais, como mostrado acima, porém de uma forma menos intensa.
Como reconhecer se a terra do seu vaso já venceu?
Quando você faz a rega e a água sai muito rapidamente pelo buraco do fundo, ou seja, ela não é mais capaz de segurar a água e os nutrientes. Neste caso, você deverá fazer um replantio, apenas adubar não irá resolver o problema. Veja como reformar o vaso aqui.
boas dicas estas que foram postadas, pois quando um solo é rica em nutrientes é notório as características de desenvolvimentos dos vegetais, sejam elas nos tamanhos espécies ou porte. Se possível, continue nos enviando mais informações a esse respeito.
________________________________
Fábio, ficamos felizes de saber que tenha gostado. Sempre postaremos novos assuntos por aqui, geralmente é de quinta-feira que lançamos um novo texto. Abraços, Gabi.
Sou neófita no assunto. Há pouco mais de 1 ano decidi plantar ervas medicinais, por puro deleite. Suas dicas são importantíssimas para quem quiser fazer a coisa certa. Parabéns.
Martha, tudo bom? Fico muito feliz de saber disso. Seja sempre bem vinda aqui. Abraços, Gabi Pastro
“Afofe a terra a cada 30 dias.”
Bom, em vasinhos de planta isso não é viável, certo?}^
Não é viável em canteiro, em vasos sim.