Semana passada, falamos aqui sobre cinco plantas medicinais para se ter em casa (se não viu, veja aqui) e hoje vamos falar sobre os amados temperos.
Seguem cinco sugestões de temperos que considero coringas para se ter em casa e que possuem ciclo de vida longo, ou seja, durarão bastante na sua horta:
Cúrcuma (Curcuma longa): uma especiaria incrivelmente medicinal e que cai bem na maioria do pratos. Seus rizomas frescos podem ser utilizados no preparo do arroz, feijão e carne do dia-a-dia, fora que oferta um potente azeite aromatizado quando combinado com pimenta-do-reino.
Pimentas (Capsicum spp.): as chamadas de pimentas verdadeiras são uma ótima opção para cultivar em casa, pois frutificam muito facilmente. O tipo (variedade) é muito opcional e depende do paladar de cada um para a picância, indo desde a pimenta-biquinho até a cumari (super picante).
Manjericão (Ocimum basilicum): acredito que seja a erva aromática mais amada na horta. A versão italiana (Ocimum basilicum ‘Genovese’) é o mais versátil de todos, podendo ser utilizado como um tempero em pratos quentes e frios, assim como sucos e sobremesas.
Hortelã (Mentha spp.): as hortelãs/mentas são ótimas para dar frescor e leveza à diversos pratos, sendo uma ótima opção para os dias mais quentes do ano. Marinadas, drinques, molhos e muito mais.
Alecrim (Salvia rosmarinus): a erva queridinha do Mediterrâneo, pois é típica à diversos pratos, como à base de batatas e carnes vermelhas. Coringa também na aromatização de azeites e vinagres.
Ter estas 5 plantas em casa é te ofertará uma ampla variedade de sabores e potencialidades culinárias! Se você não as têm em casa, fica aqui minha forte sugestão para tê-las.
Claro que podemos considerar salsinha, coentro e cebolinha ótimos coringas também, porém têm menor ciclo de vida e acabam requerendo maior manutenção também.
Aprofunde seus conhecimentos sobre ervas, temperos e hortaliças em nossos cursos on-line e presenciais. Acompanhe a agenda aqui.
(11) 2631-4915 ou (11) 98426-6564
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br