Gateiro profissional conhece catnip (ou gatária), a erva que deixa os bigodes em êxtase, se esfregando e rolando desengonçadamente pela casa ― antes que os novatos surtem, ela não causa efeitos colaterais (exceto o mico registrado em fotos para a posteridade).
Mas pouca gente sabe que, além da versão desidratada vendida nos petshops, também existe catnip em vaso! Este foi presente da Yone Sassa, comprado na Sabor de Fazenda.
O cuidado não tem segredo: basta regar todo dia à tarde, deixar no sol por quatro horas e adubar uma vez ao mês. Para piruetas mais ridículas, rasgue as folhinhas antes de entregar aos peludos.
Obs.: Se seu gato fizer cara de paisagem, não se preocupe. Alguns bichanos, especialmente os filhotes, são imunes à erva.
Este é um post original do Blog Gatoca, escrito pela jornalista Beatriz Levischi.