Gabi Pastro
Nome científico: Mentha x piperita L.
Família: Lamiaceae
Origem: Europa
Nomes populares: hortelã-pimenta, piperita, menta, menta inglesa, menta negra, peppermint (inglês), toronjil de menta (espanhol), yerba de zapo (espanhol).
Características botânicas: herbácea perene, rizomatosa e de folhas alongadas (mais longas que a hortelã-de-jardim). Sua estatura fica, geralmente, ente 30-100 cm de altura. É uma espécie híbrida, qual foi obtida através do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.
Cultivo-Solo/Clima: o cultivo desta erva deve ser feito em solo rico em matéria orgânica, ela ama composto orgânico, esterco e húmus de minhoca. Suporta altas temperaturas desde que não falte água no solo. Resiste a baixas temperaturas, porém sofre com geadas. Propaga-se por estacas, divisão touceiras e sementes. É recomendável deixar um espaçamento de pelo menos 20 cm entre uma muda e outra, pois se espalham bem. O local tem que receber bastante luz solar direta. Assim como as demais hortelãs, deve ser plantadas isoladamente de outras plantas, pois sua raiz é invasiva e pode matar a outra planta.
Companheira do jardim: o óleo essencial produzido por ela e emanado para o ambiente (volatilizado) é um capaz de afastar diversos insetos maléficos às plantas, como as moscas brancas. Somente a presença da planta no jardim já é suficiente para ter esse benefício.
Usos medicinais, culinários e/ou ornamentais: é indicada para enjoo, náuseas, problemas digestivos, vermes e dores de cabeça. Suas folhas são potentes antioxidantes. É utilizada como tempero na culinária, principalmente a árabe, como aromatizante em certos produtos alimentares e para a extração do seu óleo essencial. Seu esplendor é maior quando utilizada fresca e não seca.
Partes usadas: folhas e flores.
Gostaria de saber como é a venda de vocês: mudas, sementes ……..e o freteObrigada
Olá, Raissa. Tudo bom? Nós vendemos os dois. Peço que você escreva para sabordefazenda@sabordefazenda.com.br. Abraços.