Cosmos-laranja (Cosmos sulphureus) é uma das quase 30 variedades de Cosmos que existem no planeta. Ela é uma herbácea nativa do México até a América Central que foi introduzida no Brasil há muitos anos atrás e que hoje ocorre espontaneamente em toda região, especialmente nas bordas da Mata Atlântica. É da mesma família que o girassol e a camomila, Asteraceae, ou seja, sua floração é na forma de capítulos (flores diminutas e férteis bordeadas por flores grandes, estéreis e semelhantes a pétalas). Possui capítulos florais que podem ser laranja (vários tons) ou amarelo (menos frequente), o termo “sulphureus” em seu nome científico significa “cor de enxofre”, devido à cor de suas flores.
É considerada uma planta de fácil cultivo e dispersão, pois produz muitas sementes e estas vingam muito bem quando caem no solo. Uma planta adulta e em floração pode chegar a 2 metros de altura. É pouco exigente em relação ao solo, porém se desenvolve melhor em ambiente mais úmido.
Para aqueles que desejam um jardim florido o ano todo, essa espécies é uma excelente opção, pois é capaz de florecer em todas as estações. Apenas cuidado com ambientes muito frios e com muito vento.
Herbicida natural
Culinária
Impressão Botânica e Tingimento Natural
Aproveita que no viveiro Sabor de Fazenda tem um lote sazonal de mudas de cosmos-laranja para você cultivar em casa, entre em contato pelos canais oficinais e saiba mais. E se quiser aprender a fazer impressão botânica e tingimento natural com cosmos e outras plantas aproveita que dia 04 de Outubro de 2024 teremos uma turma do Curso Presencial de Impressão Botânica e Tingimento Natural comigo, Gabi Pastro. Saiba mais aqui.
*Silva, Bruna Pires da. “Potencial alelopático de Cosmos sulphureus Cav.” (2017).
Escrito por Gabi Pastro
Herbalista do Viveiro Sabor de Fazenda