Somo apaixonados por espécies de ervas aromáticas diferentes e as lavandas estão aí para comprovar isso, em nosso viveiro temos 4 tipos diferentes e queremos apresentá-las para vocês. Antes de tudo, é importante dizer que o termo lavanda ou alfazema é usado para denominar, geralmente, plantas do gênero Lavandula, ou seja, as plantas que iremos apresentar são todas desse gênero, variando suas espécies e nomes populares mais aceitos. Vamos apresenta-las por ordem de chegada na vida e produção do Sabor de Fazenda.
Lavandula angustifolia (sinonímia Lavandula officinalis): aqui no viveiro a chamamos de alfazema e essa é a espécie mais conhecida e cultivado pelo mundo. Os óleos essenciais de lavanda mais conhecidos são extraídos dela e também quando compramos algo de lavanda o aroma imitado é o dela. Um arbusto de médio porte, muito aromático, o qual floresce apenas uma vez ao ano (Primavera – Verão) e que no Brasil irá florescer apenas acima de aproximadamente 1600 m de altitude ou em regiões mais baixas e mais ao sul do país. Ou seja, na maioria do território brasileiro irá ser apenas um arbusto de folhas.
Lavandula dentata: hoje em dia até chamada de lavanda-brasil devido ao seu amplo cultivo por aqui. Esse sucesso todo deve-se ao fato de florescer o ano inteiro e independentemente da altitude. Porém seu aroma não é fidedigno ao que encontramos na L. angustifolia, pois é mais canforado. Sua floração é mais clara também, não é aquele roxo vivo.
Lavandula multifida: apesar de suas folhas e aroma serem completamente diferentes aos da alfazema (1ª lavanda apresentada), a cor de suas flores são mais parecidas de todas. O aroma é algo entre o tomilho e menta, já suas folhas são grandes e bem recortadas. Floresce o ano todo praticamente e pode ser usada ornamentalmente como substituta das flores roxas da Lavandula angustifolia. Floresce o ano todo e independentemente da altitude. De todas é a que gosta de mais umidade, principalmente atmosférica.
Lavandula stoechas: também chamada de lavanda-espanhola ou rosmaninho (principalmente em Portugal). É uma espécie que vem cada dia mais sendo apreciada e cultivada pelos brasileiros. O arbusto para o da L. angustifolia, porém de tamanho reduzido. Algumas pessoas confundem ele com o alecrim quando não está em floração, pois suas folhas são levemente parecidas, porém mais acinzentadas. O aroma das folhas e flores lembra ao de lavanda, porém com um frescor a mais, levemente canforado. Suas flores podem surgir mais de uma vez ao ano, porém o mais comum é na Primavera – Verão. Floresce independentemente da altitude, porém requer muita insolação direta.
E ai, gostou de nossas lavandas? Então venha nos visitar e conhece-las de perto. Se preferir, ligue antes para verificar se temos elas em estoque.
🏡: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo – SP
📞: 11 2631-4915
📱 (pedidos Grande São Paulo): 11 93489-1008
📱 (pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-6164