Por Gabi Pastro, especialista em ervas aromáticas e especiarias
Semana passada, demos dicas de como afastar lesmas e caracóis da horta (confere lá) e hoje falaremos sobre os fungos. O método mais eficiente que encontramos até hoje foi o uso do chá de cavalinha, o qual tem origem na Agricultura Biodinâmica. Esse preparado induz os fungos a voltarem para a terra, morada ideal desses.
Fungicida de cavalinha
Ingredientes:
– 1 litro de água, sem cloro (pode ser a destilada ou mineral, veja no rótulo)
– 100 g de folhas de cavalinha fresca ou 15 g de cavalinha seca.
Modo de preparo: coloque as folhas de cavalinha de molho, em maceração, em 1 litro de água e durante 12 horas. Leve esse macerado (água + cavalinha) ao fogo alto. Ao levantar fervura, baixe o fogo e deixe fervendo durante 20 minutos. Lembre-se que durante todo o processo o chá tem que estar tampado. Aguardar o extrato esfriar e coar.
Este extrato pode ser guardado em garrafa plástica, ao abrigo da luz, em local fresco, por até 3 meses. Para isso, tire totalmente o ar da garrafa, espremendo-a.
Usando o fungicida
Importante: o extrato deve ser usado diluído. A cada 1 l de água sem cloro use 200 ml do extrato. Use essa diluição para pulverizar a planta afetada e o solo ao redor da mesma. Não guarde esse preparado diluído por mais de 24 horas.
Aplique por 3 dias seguidos (sempre a noite) em caso de forte infestação. Após isso, aplique a cada 3 dias por no máximo 15 dias. Para plantas com leve infestação aplique com um intervalo de 3 dias por 15 dias.