Gabriela Pastro

Vamos juntos aprender a fazer corretamente a drenagem em vasos!

Mas em que é isto?? Nada mais é do que fazer um caminho para a água sair do vaso, sem que os nutrientes sejam perdidos.

Em primeiro lugar, o que acontece se não fizermos esta etapa do plantio? Sem a drenagem, com o passar do tempo e das regas a terra ficará intensamente compactada e não conseguirá mais eliminar o excesso de água do vaso, com isto, a raiz irá apodrecer e a planta morrerá.

Drenagem ©Sabor de Fazenda
Drenagem ©Sabor de Fazenda

Podemos fazer a drenagem de duas maneiras:

1. Com areia: no fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida ou pedra brita somente suficiente para não ver mais os furos debaixo do vaso, depois coloque uma camada de areia lavada (areia de construção) suficiente para cobrir as pedras da camada abaixo. Por último, é só colocar uma camada de substrato orgânico e a muda a ser replantada. Lembre-se de preencher o entorno da muda com mais substrato (até a borda do vaso), sendo que, o torrão da muda não poderá ultrapassar a altura da borda do vaso.

2. Com manta de drenagem: neste método a única diferença é em relação à camada do meio. Ao invés de colocarmos areia lavada, colocamos a manta de drenagem (manta semelhante a de ar-condicionado). Ela pode ser usada no intuito de diminuirmos o peso do vaso, porém vale lembrar que ela tem um período de vida menor que a areia e se errarmos a mão nas regas ela desenvolverá fungo e apodrecerá.

Quando plantamos em vasos com profundidade menor de 15 cm (por exemplo, garrafas PETs e canos de PVC) podemos colocar um pedaço retangular de manta (ou até mesmo de tela) no fundo em cima dos furos e logo acima a camada a terra, já que não há profundidade suficiente para colocarmos as camadas de pedra e areia.

©Ze Gabriel
©Ze Gabriel

No nosso vaso, a areia e a manta garantem que a água escoe para a próxima camada (a de pedra), porém que os nutrientes fiquem retidos e acessíveis para a absorção da planta através da raiz. Estes materiais também evitam a perda de terra no momento que a água está escoando!

Uma dica legal e que garante a eficiência de nossa drenagem em caso de vasos com somente um furo central é: antes de tudo, colocar um pedaço de caco de telha bem em cima do furo do vaso. Isto evita que as pedras se encaixem justamente no furo, impedindo a água de escoar. Nunca devemos utilizar um pedaço de telha já usado, pois pode conter fungos que proliferarão no nosso vaso.

Drenagem ©Ze Gabriel
Drenagem ©Ze Gabriel

Lembrando: qualquer vaso deve ter furos embaixo, senão a drenagem não funciona. Algumas vezes adquirimos vasos que têm os furos obstruídos (principalmente os de plástico), para isto podemos abri-los com prego e martelo.

A primeira rega deve acontecer logo após o plantio da muda e deve-se regar até que a água comece a sair pelos furos. Depois disto, devemos molhar o vaso apenas quando a camada superficial estiver seca. Durante os dois primeiros dias a planta deverá ficar em um local que receba luminosidade indireta. Após este período, podemos colocá-la em local de sol direto e que receba pelo menos de 4-5 horas de luminosidade.

Fácil, não!?

Vejam neste post como é fácil fazer o plantio em jardineiras.

Quer se aprofundar no cultivo orgânico? Venha participar de nossos cursos presenciais e on-line. Confira a agenda aqui.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
A Sabor de Fazenda oferece ainda ideias originais para presentes e uma linha completa de acessórios para jardinagem, livros, substrato, adubos orgânicos variados e muito mais!

Comentários (76)

  1. Oi, comprei vasos de 12 cm de altura para plantar pimentas e temperos, por ser menos que 15 cm posso só colocar a manta sem as pedras? São vasos mesmo, não são garrafa pet.
    Obrigado.

  2. Boa Tarde, primeiramente parabéns pelo trabalho! Eu sou marinheiro de primeira viagem e estou pesquisando como fazer isso aqui no meu quintal, espaço de 1Mt por 2Mts quero então fazer com madeira, parecido com este projeto http://bemestarsegredos.com/jardineira-como-construir-em-casa/#comment-228 mas gostaria de utilizar a drenagem como vocês deram a dica. Vocês acham que se o fundo da minha jardineira for em cedro furado com as pedras brita vai dar certo? Em caso de sim, quantos furos vocês fariam no fundo de cedro? Desde já agradeço muito! Um abraço!

  3. Olá. Minha comigo ninguem pode esta amarelando as folhas. Eu não fiz o precosse de drenagem. O caso tem um furo central mas o substrato parece estar sempre úmido. Devo retira-la do caso, fazer o processo de drenagem e plantar novamente?

  4. Olá. Minha comigo ninguem pode esta amarelando as folhas. Eu não fiz o processo de drenagem ao planta-la. O vaso tem um furo central e o substrato parece sempre estar muito úmido. Devo retira-la do vaso, fazer o processo de drenagem e replanta-la novamente?

  5. Boa tarde. Quero saber como fazemos para colocar o vaso de planta dentro de casa sem molhar o chao, pq quando aguamos a planta sempre escorre agua. Como podmos fazer para a planta nao escorrer agua.

  6. Primeiro tenho pergunta, porque nao consegui resposta
    De onde vem? Como e feito a argila de planta?
    Pego varias na areia da praia de piratininga Rio de Janeiro

    1. Olá, Aurilene. Tudo bom? Não entendi sua pergunta. De onde vem a areia? Ela é areia de construção, não pode ser areia de praia, pois possui sal. A argila nós compramos e revendemos, não consigo te dizer como é fabricada. Qualquer dúvida nos escreva. Abraços, Gabriela.

  7. Boa Tarde! Me tira uma dúvida.
    Encomendei um vaso de vidro cachepot trapézio. Medidas: 30cm de base, a boca abre com 40cm de largura, 60cm de altura e 8mm expessura do vidro (comum) A base tem que ter furo?
    Essas medidas suporta uma Palmeira Leque qual tamanho?
    Agradeço desde já.

  8. olá… se eu quiser fazer a drenagem nas garrafas pets tem algum problema…tipo eu falo se eu quiser fazer o processo completo em uma garra pet tem algum problema…usando a areia e a brita

  9. Eu fiz uma horta vertical em tubo pvc de 150mm de diâmetro e fiz furos de 10mm a cada 200mm, ai coloquei uma camada de brita zero por cima dos furos e uma camada de areia por cima da brita e a terra preparada por cima, ai eu percebi que ta demorando de 1 a 2 dias para a terra secar. Gostaria de saber se isso é normal? e se não for normal o que posso fazer para melhorar a drenagem sem ter que desmanchar tudo, pois já fiz a plantação.

  10. Em vez da manta, usei um pano de microfibra, meu vaso e de concreto e só tem um furo central, estou pensando em fazer mais furos na base dele pois acho q a drenagem não esta boa

    1. “Ao invés de colocarmos areia lavada, colocamos a manta de drenagem (manta semelhante a de ar-condicionado).”

      Eu tenho usado tecidos velhos no lugar da manta de drenagem. Seria isto menos pior do que fazer o vasinho sem nenhum “filtro” e ter de enfrentar perda de solo?

  11. Boa tarde!

    Reformei o pequeno jardim aqui de casa esses dias e fiz um caixote direto na terra ( caixote sem fundo) porém percebi que esta alagando um dos cantos do caixote , o canto onde cai a goteira do telhado quando chove . O que você me indica para resolver essa situação . Ainda não plantei nada , usei terra ensacada para encher o caixote
    Obrigado
    Antônio

    1. Antônio, tudo bom? A melhor opção seria você plantar espécies ornamentais que gostem de mais água. Infelizmente, ervas e hortaliças não se darão bem neste local. Se você conseguir, mude de local. Abraços, Gabriela

  12. Olá! Gostaria de saber qual o sistema de drenagem para fazer uma horta em uma caixa suspensa de madeira (pinus) com o tamanho 2×1 metros. Vi que devo fazer furos na parte inferior, cobrir com um plástico (fazendo furos neste tb) e cobrir com cascalho antes de colocar a terra. Minha dúvida é qual o tamanho de cada furo e quantos fazer.
    Obrigada.

    1. Olá, Aline. Tudo bom? Você poderá fazer as seguintes camadas: pedra ou argila expandida (opção mais leve), areia e terra. Você pode fazer um furo a cada 20 cm e com uma espessura máxima de 1 cm. Abraços, Gabi.

  13. Oi!
    Estou com um plano que acredito ser ser um pouco audacioso, levando em conta que não encontro nada a respeito na internet. rsrsrs
    Bem! É o seguinte: moro em uma casa que só tem um corredor de pátio e estou querendo fazer um cantinho com grama para minha filha ter contato com a terra e brincar do lado de fora porque a pediatra pediu. Porém o problema que encontro é: não tenho terra, o pátio é concretado. Então pensei em colocar um manta de lona e fazer a drenagem com pedras e areia antes de colocar terra e aí então colocar as placas de grama. O pátio é um pouco inclinado, o que permitiria o escoamento. É também eu faria uma barreira antes de fazer todos os procedimentos. Você acha que pode dar certo?

  14. Olá!!!
    Parabéns pelo site, muito bacana!!!
    Estou fazendo algumas pesquisas para começar minha horta…Vou plantar em caixas retangulares de plástico temperos que já fiz três furos com a furadeira.
    Como não tenho facilidade para achar argila vou substitui por telhas quebradas…
    Já a areia posso substituir por tecido TNT?
    A respeito da lua ser influência para o dia da plantação, qdo seria bom plantar?
    Obrigada

    1. Jacky, tudo bom? Você pode usar os cacos de telha sim, porém o TNT não. Neste caso, pode usar feltro. Sobre o plantio de acordo com a lua, isto vai variar de acordo com a planta que você irá plantar. Abraços, Gabi.

  15. Meu pé de jabuticaba enxertada esta e um vazo, porem não tem uma boa drenagem o solo ta encharcado, o vazo só tem um furo, tenho medo de mudar vazo e perder a planta. Pode me ajudar?

  16. Olá, eu sempre vejo na internet sugestões de reutilização de frascos de vidro (tipo palmito) com ervas (hortelã, manjericão…) e achei a ideia ótima, mas surgiu a dúvida justamente em relação a drenagem da água. Como proceder? Muito obrigada desde já!

    1. Olá, Karina. Tudo bom? O vidro não é ideal, pois é difícil fazer furos e a transparência prejudica o desenvolvimento da raiz. Ele exemplo de vaso que postamos é só didático para mostrar a drenagem. Abraços, Gabi

  17. Olá
    Quero fazer uma horta vertical no apartamento, tenho potinhos de vidro, aqueles de papinha, e gostaria de usar. Como faço pra não apodrecer a raiz?

  18. Olá!
    Achei interessante, muito obrigada!
    Pois eu estou querendo aprender como se planta para também plantar, só que eu não tenho quintal aberto. Tenho uma garagem, uma área de serviço bem grande, e um terraço de telhas. A area e a garagem quase não pegam sol, porém tem um pouco de claridade.
    O terraço tem muita claridade, e pega um pouco de sol, mais o telhado é de alumínio e esquenta muito em dias de sol intenso.

  19. Fiz o transplante de uma espada de São Jorge porque comprei a alguns meses e a raiz estava saindo do vaso. Mas vi alguns vídeos falando da drenagem e fiz com caco de telha e por cima tnt, e depois o substrato de 14 kilos de terra mais 7 de areia. Tudo bem misturado coloquei no fundo acima do tnt uma boa camada depois transplantei a planta e cobri o redor, mas agora estou com medo de ter feito errado, podem me confirmar se está certo. E se não como arrumar.
    Tenho mais 2 plantas uma espada de Santa Bárbara e uma comigo ninguém pode então quero fazer certo, minhas plantas merecem.
    Obrigada

    1. Olá, Michele. Tudo bom? O ideal é usar, em vez do TNT, a manta de drenagem ou areia. O TNT irá desfazer com rapidez. O ideal é deixar assim mesmo e depois de um tempo (uns 6 meses) transplantar de novo. Abraços, Gabi

  20. Boa noite!
    Gostei muito das informações e dicas. Muito mesmo!
    Estou iniciando agora em cultivar plantas. Minhas duas jardineiras suspensas são de cimento e com 1 furo central (em cada uma). Medidas: comprimento: 1,24m; altura: 26cm; expessura: 13cm (cada uma).Antes de fazer o plantio, coloquei no fundo argila expandida e por cima manta de bidim e depois a terra preparada (comprei em loja de floricultura). Plantei mudas de vincas (respeitando o espaço de uma pra outra), com regas diárias no final da tarde. Essas jardineiras de cimento ficam no lado externo da casa e pegam todo o sol da manhã (até o meio dia). No começo ficaram lindas e cresciam que era uma beleza mas, após 1 mês as folhas começaram a amarelar, galhos foram ressecando, os botões não se desenvolviam (achei que poderia ser excesso de rega). Então comecei a regar dia sim, dia não e comecei a perceber que ao regar, a terra já não absorvia a água como nos primeiros dias e a água transbordava. Não estão doentes de pragas, já verifiquei. Estou achando que isso tudo é em função da má drenagem já que cada jardineira só tem 1 furo central. Por favor, me orientem. Com essas medidas das jardineiras, quantos furos terei que fazer para melhorar a drenagem? E, qual os espaço de um furo pro outro? Obrigada!

  21. montei uma horta com canos sistema hidrponico para alface nao deu certo, gora pretendo forrar com argila espandida, colocar as mudas e deixar os nutrientes circulando, é assim mesmo ou devo acrescentar algo mais.
    obrigada

  22. ola tenho 3 floreiras com plantas na minha area do apto. As floreiras tem furos no fundo para drenagem. No entanto quando plantei esqueci de colocar as pedras (argilas) e manta no fundo da floreira para aumentar a drenagem. Tem alguma forma de acrescentar as pedras para drenagem depois de já plantadas????

  23. Olá, achei muito interessante e instrutiva a postagem! Comecei a me aproximar agora da jardinagem e fiquei com uma dúvida. Em vasos menores de 15 cm deve ser feito pequenos furos com parafusos, mas naqueles vasos pequenos de cerâmica? Como fazer a drenagem se eles não tem furo?

  24. Boa tarde! Fiz uma horta em uma floreira de cimento de cerca de 20cm de altura por aproximadamente 60cm de largura que tem apenas um furo no meio dela, mas coloquei a manta direto e a terra, e em seguida plantei as sementes conforme orientações da embalagem e estou regando com um borrifador. Será que minha horta não dará certo porque não coloquei argila expandida para drenagem? =(

  25. Olá por um acaso daria para substituir a argila expandida por pedrinhas britas? Meu terreno esta coberto de pedrinhas britas e gostaria de utiliza-las para remove-las do terreno para fazer um jardim.
    Desde ja, obrigada!

  26. Gostei em conhecer o site e estava buscando uma forma para aprender como trocar de vaso, fazendo adubação e rega das plantas. O problema é que ganhei três tipos diferentes: 01 mini-rosa, 01 espada de São Jorge e 02 violetas. As plantas não evoluem e no caso das violetas as folhas estão amareladas. Tenho medo de trocar de vaso e elas vierem a morrer. Já li muita coisa sobre colocar brita no fundo, vasos com buracos e até vasos auto-irrigáveis. Poderia dar alguma dica? A terra do antigo vaso é transferida junto com a planta? Deu para notar que nada sei!! rs
    Grato.

  27. Gostaria de saber se aqueles vasinhos pequenos de cimento que está se usando precisa de furos também.. pois gostaria de usar em cima da escrivaninha e prateleiras, pra decoração. E se é valido colocar a plantinha em um copinho de plastico por exemplo e depois dentro do vasinho de cimento pra ele n absorver a agua da planta ou criar limo

    1. Olá, Bruna. Tudo bom? Ainda não trabalhamos com este tipo de vasos. Não indicamos este tipo de plantio no copo plástico, pois qualquer recipiente de plantio deve ter furo embaixo para o excesso de água sair. Abraços.

    2. Amei as dicas mas meu problema é que a terra do vaso fica muito encharcada e acaba apodrecendo as mudas não rego muito e fasso sempre a drenagem mas a água não escorre e a terra vira uma sopa ? A terra é de quintal serra que não está bem adubada? Me ajuda como eu faço para enviar o meu comentário e eu preciso de ajuda não estou conseguindo mandar a minha mensagem

  28. Estou aprendendo plantei minhas hortaliças e flores em vasos somente com terra vegetal.
    Terei que replantar novamente implementando um sistema de drenagem ( vou utilizar tijolos velhos e tecidos velhos – o que tenho disponível ).
    Posso misturar estergo de gado à terra vegetal e depois cobrir com folhas secas?

Deixe um comentário

Fechar
Fechar
Acessar
Fechar
Carrinho (0)

Nenhum produto no carrinho. Nenhum produto no carrinho.