Os dias mais frios chegaram e com isso a época de colher a camomila também! Mas como fazer isso?
Bom, existem duas formas básicas de colher essa erva, uma é colhendo apenas a flores e outra colhendo os ramos floridos, ou seja, folhas e flores. O mais tradicional é colher apenas as flores e sem ferramenta nenhuma, apenas com as mãos (como no vídeo abaixo). Porém, se você deseja que o pé floresçaa por mais tempo, colha o ramo que tem as flores. Conte três a quatro nós/bifurcações abaixo da flor e corte com o auxílio de uma tesoura, não corte com as mãos os ramos, pois irá danificá-los. Isso fará com que a planta cresça, ramifique e floresça mais.
Outra dica para prolongar a floração da camomila é adubar, durante a floração, com adubos orgânicos ricos em fósforo e potássio, como o bokashi (ou biokashi). Além disso, mantenha a terra da planta sempre levemente úmida e assegure que o pé está recebendo o máximo de sol direto possível para essa época do ano (caso contrário, ficará cheio de fungos).
Se os fungos surgirem, faça essa nossa receita de calda de pimenta e alho aqui. E claro, evite regar as folhas e flores, regue apenas a raiz da planta.
Uma última curiosidade, muitos não sabem que para fazer o chá podemos usar também as folhas e ramos. A parte mais medicinal é realmente a flor, porém ainda temos princípios ativos e sabor presente nos ramos. Você irá se surpreender com o sabor e maximizar o uso da sua planta.
E se ainda não tem sua muda orgânica de camomila, corra comprar que ainda dá tempo de plantar e colher ainda esse ano.
Escrito por Gabi Pastro
Herbalista do Viveiro Sabor de Fazenda