O viveiro Sabor de Fazenda é conhecido e reconhecido pelo cultivo de plantas aromáticas e PANC raras, adoramos produzir novas espécies e, por isso, sempre temos novidades em nossa lista de mudas. Desta vez, a novidade é a produção da lavanda-doce (Lavandula heterophylla).
Ela é uma lavanda nativa da Espanha, a qual cresce em bioma temperado. É uma planta híbrida, originária do cruzamento da Lavandula dentata com a Lavandula latifolia. Por conta disso, suas folhas são de tom e textura parecidas à L. latifolia, porém pode apresentar bordas levemente recortadas, que lembram a L. dentata. Produz flores lilases, similares à Lavandula angustifolia e Lavandula latifolia.
Apesar do nome doce, não é a lavanda de aroma mais doce de todas, a L. angustifolia é a campeã. Folhas e flores apresentam notas aromáticas de pinho. Apesar de pouco comum, algumas empresas fora do Brasil produzem ela para extração de óleo essencial.
É uma espécie frequentemente cultivada nos Estados Unidos e Austrália conta de sua resistência, tolerância à seca e temperaturas baixas, até -6°C. Outra vantagem é que pode florescer diversas vezes ao longo do ano, se em condições ideais. Prefere solos leves, arenosos e bem drenados, além de requerer sol pleno. Uma planta muito bonita e de fácil cultivo para se ter em casa.
Olhem que interessente essa ilustração (autor desconhecido) comparando os principais tipos de lavanda.
Por fim, queremos agradecer ao nosso querido amigo e parceiro Omar que sempre nos presenteia com novas espécies de lavanda para cultivarmos no viveiro.
(pedidos fora da Grande São Paulo): 11 93465-61
Escrito por Gabi Pastro
Herbalista parceira do Viveiro Sabor de Fazenda