Queridos hortelões, hoje vamos falar sobre como reformar sua planta que esta antiguinha e apertada naquele vaso pequeno.
Neste passo a passo, a herborista Sabrina Jeha reformou uma muda de manjericão, porém podemos seguir este passo a passo para outros tipos de plantas.
O que você vai precisar?
– Vaso grande (maior do que a planta está atualmente) e com furos embaixo;
– Terra orgânica (adubada);
– Argila expandida, pedras brita ou cacos de telha;
– Areia para plantio (areia de praia jamais pode ser utilizada, ela contém sal e desidrata a planta!);
– Tesoura de poda.
Então, mãos à obra:
1. Retire cuidadosamente a planta do vaso, para isto é necessário, na maioria dos casos, quebrar/cortar o vaso. Se tentarmos retirar apenas puxando pelo caule, acabaremos abalando a raiz e causando grandes danos à planta.
2. Com o auxílio da tesoura, faça uma poda de limpeza nos galhos, tornando-os mais curtos e com menor quantidade de folhas. Nesta hora, tome cuidado para não cortar as pequenas folhas que saem de cada ramo (veja na foto abaixo o ponto exato que deve ser realizada a poda), pois esta é a região de onde sairão as novas ramificações.
3. Realize também a poda das raízes que estiverem sobressaindo ao torrão, tomando sempre cuidado para mexer o menos possível neste.
O resultado da limpeza é este…
4. Agora é o momento real do transplante. Faça uma cama com as pedras, o suficiente para cobrir o fundo do vaso. A seguir, coloque uma camada de areia, suficiente para cobrir as pedras e, após isto, coloque uma camada de terra orgânica. Nesta hora, é necessário verificar qual a altura que a muda ficará no vaso, lembrando que ela deve ficar ligeiramente nivelada à borda do vaso. Se for necessário, acrescente ou retire um pouco de terra, lembrando que o torrão não deve ficar acima da borda e nem muito abaixo. Agora é só preencher o entorno com mais terra. Conforme for adicionando a terra, vá fazendo furos com o dedo no entorno do torrão, para que os buracos sejam preenchidos.
O resultado é este…
5. Agora é só caprichar na rega, sendo que esta primeira deve ser mais intensa. Regue até começar a sair água pelos buracos do vaso. As restantes devem ser moderadas, regando apenas quando a camada abaixo da superficial estiver seca.
Depois de 15 dias, olhem só o incrível resultado! O manjericão cresceu bastante e multiplicou a quantidade inicial de folhas.
Fácil, não!? Que tal colocar tudo isto em prática e reformar aquela sua planta antiga?
Boa noite!
Tive um antúrio com bonitas folhas mais de oito anos, mas, entrei em obra e algumas plantas morreram, ñ havia lugar apropriado para elas. O antúrio ficou sem folhas e pensei que a tinha perdido, mas assim mesmo troquei de vaso coloquei terra com húmus de minhoca e aguardei meses e nada. Um belo dia nasceu uma folhinha que por meses e meses continua do tamanho de uma moeda de 0,50 centavos. O vasinho que ela esta é redondo com 10 cm de diâmetro e 7cm de altura? Mantenho úmido o vaso e coloquei uma tampa de vidro alta na boca do vasinho para servir de estufa. O que mais posso fazer?
Antecipadamente agradeço.
Olá, Tania. Tudo bom? A profundidade de 7 cm é bem pequena, o ideal é uma vaso com no mínimo 20 cm. O antúrio fica melhor quando plantado em canteiros.
Abraços, Gabriela
“2. Com o auxílio da tesoura, faça uma poda de limpeza nos galhos, tornando-os mais curtos e com menor quantidade de folhas.”
“3. Realize também a poda das raízes que estiverem sobressaindo ao torrão”
Qual é o porquê disto?
Para melhorar o desenvolvimento da planta.
“As restantes devem ser moderadas, regando apenas quando a camada abaixo da superficial estiver seca.”
Eu rego sempre que a camada superficial, de terra comum (posta por cima para evitar que a chuva remova o substrato), estiver seca. Como vou saber se a camada abaixo desta, superficial, está seca ou não? Eu teria de cavar todas as vezes que fosse regar?
Anders, basta você fazer um buraquinho com o dedo.