As babosas são plantas suculentas, da família Xanthorrhoeaceae e nativas da África do Sul. Todas são do gênero Aloe, sendo que as mais comuns aqui no Brasil são a Aloe vera e Aloe arborescens.
A Aloe vera apresenta folhas longas e espessas, forma touceiras, atingindo de 60-90 cm de altura e produz flores amarelas (veja abaixo).
Já a A. arborescens apresenta folhas longas, porém mais finas e menos espessas. Também forma touceiras, mas atinge uma altura menor, entre 40-70 cm. Produz flores vermelhas, quais se formam principalmente no inverno.
A babosa gosta de clima quente, solo bem drenado e pouca água. Apesar de lenta, a obtenção de mudas é algo fácil, já que a planta multiplica-se por separação de mudinhas que se formam na base da planta-mãe, as quais, depois de uns 15 cm de altura, podem ser transplantadas para local definitivo. Seu cultivo é sob sol pleno, porém aceita uma meia-sombra. É uma planta bem tolerante a baixas temperaturas, porém não a geadas.
É uma das plantas mais importantes e conhecidas para a saúde e estética da pele e cabelos, sendo que também é usada há milênios na cura de ferimentos e reconstituição da pele, queimaduras de sol e fogo. A mais comumente usada é a A. vera, devido sua maior concentração de mucilagem (gel), contudo a A. arborescens também é medicinal.
Aqui no viveiro temos ambas as espécies a venda, venha conhecer.
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br