A pimenta do reino (Piper nigrum) é nativa da Índia, seus frutos secos são uma das especiarias mais populares do mundo e uma das primeiras a ser introduzida na Europa.
Desta mesma espécie são obtidas as variedades preta, verde, vermelha (não confundir com a rosa, uma aroeira) e a branca, sendo que o que dá origem a todas é o período de colheita do fruto e o tipo de secagem. Sua picância é decorrente da produção de piperina, um alcaloide de grau de picância é 3 (escala até 10).
Que é possível cultivar as pimentas vermelhas em casa você já sabe, mas sabia que é possível ter a pimenta do reino também? Ela é uma planta trepadeira e com crescimento pendente, a qual não possui gavinhas (estruturas fixadoras), por isso requer ser cultivada rente a muro ou outra estrutura que possa servir de suporte. Gosta de sol direto, sendo mais produtiva quando obtém acima de 3 horas de sol direto. Apesar disso, o ambiente úmido é seu preferido. Levando isso em conta, muito produtores comerciais cultivam-na ao redor de toras de madeira que tenham a capacidade de reter umidade. Vejam como fazemos aqui na Sabor de Fazenda, usamos linhas verticais para segura-las.
E aí, que tal ter uma planta de pimenta do reino em casa? Aproveitem que temos um lote bem pequeno. Entre em contato conosco em um dos canais de comunicação citados abaixo.