No Hemisfério Sul, estamos entrando em períodos mais frescos, dias mais curtos e de menos calor. E sabe quem gosta desses dias? As hortelãs! Elas ficam ainda mais lindas nesse momento do ano, aproveite para dar uma atenção especial a ela no cultivo caseiro.
Por aqui, temos diversas espécies e tipos, para todos os gostos e espaços. Confira:
Hortelã-comum (Mentha spp.): a mais comum hortelã encontrada nas hortas caseiras brasileiras. É erva perene e rasteira, atingindo de 30-40 cm de altura. Folhas levemente arredondadas, aromáticas e brilhantes.
Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina): aroma é similar as demais mentas, principalmente à hortelã-pimenta, porém é de porte e formato são bem diferentes. Apresenta porte similar ao do poejo, atingindo no máximo 20 cm de altura. Suas folhas são bem menores e mais finas assemelhando-se as do alecrim, por isso seu nome popular alecrim-do-rio. Flores brancas surgem surgem na Primavera/Verão e são de coloração branca. Erva tipicamente portuguesa.
Hortelã-pimenta (Mentha piperita): herbácea perene, atingindo entre 30-100 cm de altura. Folhas pontiagudas e muito aromáticas. É uma espécie híbrida obtida do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.
Hortelã-portuguesa (Mentha suaveolens): erva perene, ereta e com 30-40 cm de altura. Seu aroma não é tão intenso, como o da hortelã-pimenta, porém é levemente adocicado e bem característico. Suas folhas podem ser maiores que as folhas da hortelã-comum e possuem textura aveludada.
Hortelã variegata (Mentha suaveolens ‘Variegata’): possui folhas verdes mesclados com branco e um aroma que lembra o abacaxi. Atinge em torno de 40 cm de altura.
Levante (Mentha spicata): herbácea rizomatosa (caules subterrâneos) que emite haste de coloração verde ou arroxeada; folhas de aroma característico. Flores pequenas e violáceas dispostas em inflorescências.
Menta (Mentha spp.): muito confundida com a hortelã-pimenta, porém possui folhas maiores, mais aveludadas e claras e menos aromáticas. Herbácea perene, vivaz, de altura entre 30-100 cm. Provavelmente, uma espécie híbrida.
Poejo (Mentha pulegium): erva perene, de porte graminóide, com folhas arredondadas e bem aromáticas, atingindo cerca de 10 cm de altura. Pequenas flores de coloração violeta.
Viram quantas espécies e tipos!? Isso sem contabilizar as plantas que chamamos de hortelã, mas não são do gênero Mentha, como a hortelã-branca (Plectranthus spp.).
Quer aprender a como cultivar as hortelãs corretamente? Assista a participação da herborista Silvia Jeha para o Programa Plantando Saúde…
Aproveite e encomende as suas variedades de hortelã conosco, nós enviamos pelos correios.
Comentários (1)