Por Gabi Pastro
Começar pela primeira vez uma horta sempre é mais difícil, não há ainda aquela intimidade com planta, você não sabe se o que fez está certo ou errado. Por isso, para iniciantes indicamos começar o cultivo através do plantio de mudas já formadas, esse começo fará total diferença. O processo de iniciar por sementes, semeadura, é mais complicado e requer mais atenção, mas com essa dica que darei hoje ficará muito, mas muito mais fácil.
A dica é utilizar jardineiras ou vasos autoirrigáveis (como na foto abaixo), pois eles ajudarão a manter a plântula (planta recém germinada) úmida por mais tempo. A principal causa de insucesso na semeadura tradicional é a falta de água ou sua inconstância, você lembra 2 -3 dias de regar e depois esquece ou não consegue estar em casa para aguar a tempo e, nessa situação, opta por deixar a sementeira dentro de casa (errado também).
Já falamos aqui anteriormente (dê uma busca na caixa de pesquisa ao lado), a maioria das plantas da horta precisa de sol para germinar e se desenvolver, por isso o melhor lugar para elas é fora de casa em local aberto ou com a proteção de um toldo ou telha transparentes (luz indireta).
Semear nos autoirrigáveis é simples, siga o passo a passo:
- Forre o fundo do vaso com uma camada de pedra ou com manta de drenagem. Lembre-se sempre de deixar o tecido de algodão em contato com a terra
- Logo acima, adicione um substrato ou terra levemente adubado até a boca do vaso. Por exemplo, a cada 1 kg de terra incorpore 1/2 copo de esterco de gado
- Antes de semear, dê uma leve umedecida na terra
- Faça linhas ou buracos de mais ou menos 0,5 cm de profundidade com os dedos. Essa etapa vai depender do que estará plantando. Por exemplo, rabanete e beterraba pedem buracos com pelo menos 15 cm de distância um do outro. Já salsinha, cebolinha, tomilho e outras plantas rasteiras pedem semeadura em linha com o espaçamento de mais ou menos 2 cm entre uma semente e outra. Não se preocupe, isso estará sempre indicado na embalagem da semente!
- Após colocar as sementes, cubra com um pouco de terra
- Dê uma leve regada e preencha o reservatório de água
- Deixe em local ensolarado e, com o passar dos dias, veja se precisa repor a água. Se pegar chuva, não há necessidade de repor a água
Se a planta que semeou requer um espaço maior, você pode usar o autoirrigável como recipiente temporário, ou seja, quando a planta tiver maior ou menos 20 cm de altura passe-a para outro vaso maior (autoirrigável ou não).