Ai ai ai…lá vem a gente de novo com uma nova variedade de manjericão!!! Uhuuu! Amamos!
Desta vez, começamos a produzir o manjericão-canela (Ocimum basilicum ‘Cinnamon’), uma variedade do manjericão-comum, porém com flores e folhas com aroma de canela. É incrível, parece bala de canela!
Possui as pétalas superiores de cada flor na coloração rósea e as inferiores brancas, sendo uma planta muito parecida, e fácil de ser confundida com o manjericão-tailandês (Ocimum basilicum ‘Horapha’), porém o porte de sua inflorescência e o próprio porte da planta por completo são maiores. Atinge em média 45 – 60 cm quando plantado em canteiro.
É originário do México, dando-se bem em climas quentes e secos. Originalmente é uma planta anual, floresce e morre, porém dependendo da área de cultivo pode se comportar como perene, reproduz-se diversas vezes na vida.
Na culinária, combina com peixes, saladas, doces e outros pratos que queira-se o sabor e aroma da canela. Uma manteiga aromatizada com suas flores é algo de outro mundo!
Vale a dica, plante-o longe de outros manjericões, pois podem hibridizar (fazer reprodução cruzada) sementes híbridas que se espalhará e semeará em toda área do jardim.
Por aqui temos as seguintes espécies e variedades de manjericão:
Alfavaquinha
Manjericão-anis (aniseto)
Manjericão-canela
Manjericão-cânfora
Manjericão-cravo (alfavaca)
Manjericão-comum
Manjericão-folha-de-alface
Manjericão-grego
Manjericão-italiano
Manjericão-italiano-roxo
Manjericão-limão
Manjericão-miúdo
Manjericão-roxinho
Manjericão-santo ‘Krishna’
Manjericão-santo ‘Rama’
Manjericão-santo ‘Vana’
Manjericão-tailandês
Manjericão-zaatar
Venha nos visitar e veja eles de perto!