Se tem uma planta que lembramos dentro da fitoterapia quando se fala em gripes e resfriados, esta planta é a equinácea (Equinacea angustifolia). Ela é da mesma família botânica que a calêndula, girassol e camomila (Asteraceae). Por conta disso, o que achamos que é uma única flor é na verdade uma inflorescência, ou seja, um conjunto de flores diminutas. Suas inflorescências são bordeadas por estruturas chamadas lígulas, que confundimos e achamos que são pétalas, as quais, na equinácea, possuem coloração púrpura.
Após as flores serem polinizadas, são formadas as sementes e a infrutescência (conjunto de frutos contendo sementes) adquire um aspecto parecido ao de ouriço-do-mar, por conta disto em inglês ela é conhecida como planta-ouriço.
Existem outras espécies e variedades de equinácea, porém esta aí é a mais conhecida e valorizada na fitoterapia. Suas partes aéreas, flores e folhas, têm ação de aumentar a imunidade, por isso são usadas para tratamento de gripes e resfriados, seja no formato de extrato alcoólico, cápsula ou infusão.
Ela é uma planta perene, ou seja, floresce diversas vezes ao longo de sua vida, porém em alguns locais pode se comportar como anual.
Além de ótima para a saúde, também é uma planta lindíssima para se ter no jardim, trazendo cor e atraindo polinizadores.
Aproveitem que temos um lote novinho de mudas de equinácea! Venham nos visitar e vejam alguns que temos floridas aqui no canteiro.