Sabrina Jeha
Há alguns anos, somos chamadas pelo SESC para celebrarmos o Dia Mundial da Alimentação. Comemorado todo dia 16 de outubro, desde 1945, esta data foi criada pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura para jogar uma luz e refletirmos sobre um ato que é repleto de significantes, implicações e nós fazemos diariamente e quase nunca pensamos: o ato de COMER! O tema desse ano foi Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural. Esse guia criado pelo SESC traz várias reflexões legais sobre o tema: clique aqui
Embarcando no tema, criamos uma aula de cultivo orgânico e uso de ervas e receitas baseadas em produtos locais da Agricultura Familiar, como a o leite de amendoim, o charuto de capuchinha recheado com patê de “ricota” vegetal com ervas e o delicioso sal com gergelim e ervas do chef Renato Caleffi .
A aula, como sempre acontece no SESC, foi incrível: alunos interessados e comprometidos, cheios de ideias e vontade de ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Seguem aqui as duas receitas que fizeram um tremendo sucesso e são realmente deliciosas:
- Sal “negro” com ervas do Chef Renato Caleffi:
Todas as receitas do chef Renato Caleffi são interessantes. Ele é um chef funcional, que se preocupa com a qualidade, procedência, sabor e aparência do que comemos. Ainda não fui no seu Le Manjue Organique, o primeiro restaurante com gastronomia orgânica e funcional de São Paulo, mas já participei de alguns eventos em que ele era o chef e já li muitas coisas interessantes a seu respeito. Achei essa receita de sal com ervas em uma revista Casa e Comida e desde então faço nos cursos de Jardinagem Gastronômica, como uma opção de ingerirmos menos sal. Ela é fácil de fazer, cheia de charme e sabor.
Ingredientes: 5 colheres de sopa de sal marinho, 4 colheres de sopa de gergelim preto tostado, 2 colheres de sopa de folhas de ervas (alecrim, manjericão, salsinha e orégano)
Modo de Fazer: bata o sal com as ervas, depois de bem batido, coloque 3 colheres de sopa do gergelim e bata até misturar bem. Misture o restante do gergelim e pronto, desguste com saladas, hortaliças cruas e cozidas, molhos etc.
- “Ricota” Vegetal temperada com ervas e cenoura:
Aqui na Sabor, temos uma receita tradicional que nos acompanha há anos que é um patê de ricota temperado com ervas, servimos ele puro ou como recheio de um charuto de folhas de capuchinha. Usamos ele também, para rechear flores comestíveis (assista aqui ao vídeo em que mostro isso). Para essa aula do SESC queria fazer algo diferente, queria uma receita VEGAN, pois ia falar de novos paradigmas da alimentação e foi inspirada na Camila Lopes Costal, do Arboreser (aaaaa isso da uma série de posts) que resolvi fazer o queijo vegetal de amendoim germinado como substituto da Ricota. A receita ficou saborosa, fácil de fazer e barata.
- Charuto de folhas de Capuchinha com Ricota Vegetal, Cenoura e Ervas
Ingredientes: 2 copos de amendoim graúdo cru, 3 copos de água filtrada, 1 cenoura ralada, ½ xícará de folhas de hortelã, ½ xícara de salsinha, ½ xícara de cebolinha, 30 folhas de capuchinha lavadas e algumas flores para enfeitar, sal, pimenta do reino moída na hora e azeite a gosto.
Modo de fazer: lave o amendoim e deixe o de molho em 4 xícaras de água por 8 horas. Coe, lave os grãos, leve ao fogo com água e quando ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Coe novamente e coloque num liquidificador com 750 ml de água filtrada e bata no liquidificador! Coe com uma peneira fina forrada com um pano tipo voal. Reserve o leite para usar como substituto do leite de vaca e use o resíduo para sua Ricota. Coloque a “ricota” em uma tigela, misture as ervas picadas, a cenoura ralada e tempere com sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Coloque uma colher de sopa dentro de cada folha de capuchinha e enrole.