O cipó-alho (Mansoa alliacea) é uma planta trepadeira, lenhosa e nativa de áreas de floresta úmida do Norte e Nordeste do Brasil, assim como da Colômbia, Equador, Guianas Francesas, Peru, Suriname e Trinidade e Tobago. É considerada uma liana, ou seja, suas raízes ficam no solo, porém seu crescimento é para o alto, muitas vezes escodara em outras plantas, e em direção ao sol e à metros do solo.
Suas folhas e flores quando esmagadas apresentam aroma de alho, por isso seu nome popular. Por conta de seus princípios ativos, principalmente a alicina, é utilizada na medicina popular como anti-gripal e anti-reumática e também para combater dores de cabeça e febres. Além do aroma de alho, suas flores são peculiares por começarem lilases e depois irem desbotanto até ficarem brancas, ao fim da floração.
É considerada uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC), pois pode ser utilizada como um tempero naqueles pratos que deseja-se o sabor de alho. Apesar de ser uma planta brasileira, seu uso está mais disseminado nos últimos anos apenas, porém fora do Brasil é uma planta bem usada, principalmente como ornamental, levando o nome de garlic vine (videira alho) ou false garlic (alho falso).
Em nossas casas, podemos tê-la em vasos ou canteiros, sendo que poderá atingir até 3 metros de altura quando adulta, desde que se tenha um suporte para servir de apoio para seu crescimento. Desenvolve-se de forma lenta, não é uma trepadeira vigorosa, porém produz um pergolado lindissímo quando em floração. Gosta de solo úmido e rico em matéria orgânica e sempre sob meia sombra à sol pleno.
Que tal aproveitar que temos um lote sazonal de mudas orgânicas de cipó-alho em nosso viveiro. Venha nos visitar ou entre em contato com (11) 9489-1008.
Escrito por Gabi Pastro
Herbalista do Viveiro Sabor de Fazenda